Continua após publicidade

Adeus, espinhas: Aqui estão 5 dicas para cuidar da pele com acne

Da rotina de skincare à nova linha Garnier SkinActive Uniform & Matte Antiacne, revelamos tudo o que você precisa saber para ter uma pele mais saudável

Por Garnier Atualizado em 29 out 2024, 18h15 - Publicado em 2 out 2023, 18h07

Ninguém merece… Justo quando você tem aquele evento incrível e quer arrasar no look, aparece uma espinha no seu rosto. Fala sério! 

Calma, calma. O primeiro passo é entender que essa queixa é mais comum do que se imagina e você não está sozinha. Para se ter uma ideia, a acne afeta mais de um terço da população do hemisfério sul e é a preocupação cutânea número 1 nesses países.

Só no Brasil, 61% das mulheres dizem sofrer com o problema. Basta conversar com suas amigas e amigos para ver que difícil mesmo é encontrar uma pessoa que não tenha espinhas e cravos, principalmente no rosto. 

“Tive acne principalmente dos 14 aos 17 anos. Eu nunca tive muitas no rosto, daquelas evidentes, mas no colo e nas costas, o que me incomodava justamente por eu não controlar as roupas que usava”, conta a atriz Klara Castanho, que se sentia exposta por precisar usar figurinos que, muitas vezes, deixavam as lesões à mostra. 

Klara Castanho
Klara Castanho. Porta- voz Garnier./Divulgação

Você deve estar se perguntando: “Ok, a acne é comum, mas nem por isso preciso viver com o problema, certo”? Sim, tem razão. E para ajudar a prevenir e tratar as espinhas, preparamos um guia com as respostas para as principais dúvidas sobre o tema. Bem informada, você vai poder investir nos cuidados que realmente funcionam.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

1. Por que elas aparecem?

A acne nada mais é que uma lesão causada pelo aumento da oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas. “O excesso de sebo obstrui os poros e pode levar ao desenvolvimento de uma bactéria específica, a Propionibacterium acnes e desencadear um processo inflamatório e infeccioso”, explica a dermatologista Monalisa Nascimento, alertando que o problema pode apresentar diferentes graus. “Algumas pessoas têm uma espinha pontual no rosto, outras têm quadros mais intensos e graves.” 

2. Quais as causas?

Continua após a publicidade

Segundo a dermatologista, a acne tem a ver com predisposição genética, ou seja, se você costuma ter quadros intensos de acne, provavelmente alguém da sua família passou pela mesma situação. “No adolescente a acne é causada principalmente pela mudança no padrão hormonal, e ela acontece porque a pele precisa se adaptar a esse novo cenário”, conta Monalisa. 

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

3. Pode espremer?

Não. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que cutucar ou espremer as lesões aumenta o risco de infecções, inflamações e cicatrizes. 

Continua após a publicidade

4. Dá para prevenir?

“Sim, e o cuidado mais importante é manter uma rotina básica de skincare. Ou seja, limpar o rosto duas vezes ao dia e hidratar a pele com um produto adequado – geralmente os adolescentes têm a pele mais oleosa e, nesse caso, o ideal é optar por um hidratante gel ou gel creme, que seja oil free, para não aumentar a obstrução dos poros. Por fim, é fundamental passar o protetor solar, já que a radiação do sol tem impacto no aumento da produção de sebo”, orienta Monalisa. 

5. E tratar a acne, é possível? 

Depois dessa rotina de skincare, aí sim vale a pena adotar um cuidado específico. “Alguns ativos, como os ácidos salicílico, glicólico ou mandélico, apresentam ótimos resultados”, destaca a dermatologista. 

Continua após a publicidade

Um ritual de cuidado 

“O público jovem sofre bastante de acne. É interessante falar, porque as pessoas começam a usar produtos de cuidados faciais de forma diferente dos outros, que é por prazer, indulgência, beleza. A acne é um problema de saúde”, conta Gilson Aguiar, brand business leader da Garnier Brasil.

Para ajudar a tratar o problema, a marca de cuidados faciais antioleosidade e antimarcas Garnier traz a nova linha Uniform & Matte Antiacne, que combina o melhor dos dois mundos: a vitamina C, que ajuda na redução de marcas, e o ácido salicílico, que tem poder antiacne. Testada e aprovada por dermatologistas, a linha é vegana3 e possui selo Cruelty Free International pelo Programa Leaping Bunny. 

“A gente sabe que um monte de gente se esconde em casa. Quando tem acne, não quer sair, tem problemas mais graves. Entendemos que, como marca, era nossa responsabilidade fazer esses jovens não ficarem escondidos. Buscar o resgate da pele, sua beleza natural, para poder viver, sair e curtir a vida”, diz Gilson.

Continua após a publicidade

São apenas três produtos – indicados para limpeza e tratamento das peles acneicas e oleosas – que reduzem acne, marcas e a oleosidade em até quatro semanas.4 Mas atenção, para um bom resultado, eles devem ser usados todos os dias:

– 3 em 1 Limpeza Facial: uma nova geração de limpeza esfoliante leve, que oferece resultados clinicamente comprovados, como efeito antioleosidade, antiacne e antimarcas. Tudo isso graças à sua fórmula que combina a vitamina C e o ácido salicílico. De acordo com testes de uso, 96% dos entrevistados notaram que o produto reduz a oleosidade da pele, enquanto 90% concordaram que ele promove uma esfoliação delicada, sem ressecar. 

– Gel de Limpeza: purificante, ele controla a oleosidade, elimina até 99%5 das bactérias que causam a acne, além de reduzir o aparecimento de cravos e espinhas. 

– Sérum Booster: sua fórmula contém 4% de concentração de vitamina C, ácido salicílico, niacinamida e AHA, uma combinação para lá de eficiente no combate à acne e na redução das marcas, quando usada diariamente. Com dupla eficácia clínica comprovada, reduz 44% da acne e 41% das marcas deixadas pelas lesões.

Redação
Redação/Divulgação

“Quando eu sinto que minha pele não está nos melhores momentos, preciso do apoio de produtos bons. E ainda bem que eu encontrei Garnier, que de fato é uma marca que conversa comigo e atende muito às minhas necessidades. Os melhores conselhos que eu consigo te dar é: procure uma pessoa que entenda sua pele, que entenda como pode te ajudar, e use Garnier”, diz Klara Castanho. 

Referências

L’Oréal Group – Usage & Awareness Studies conducted in Indonesia, Thailand, India, Nigeria, South Africa, KSA, Brazil, Mexico.
Fonte: IQVIA – FULL MARKET BRAZIL + ONLINE SALES TRACKER – FY 2022.
Sem ingredientes de origem animal.
Teste clínico – 4 semanas de uso.
Fonte: Teste in vitro realizado com C. acnes.

Publicidade

Publicidade