Alô, crespas 4ABC! Sabemos o quanto o nosso cabelo crespo demanda por cuidados especiais na hora de lavar, hidratar, finalizar e dormir, não é mesmo? Hora ou outra ele pode apresentar-se mais ressecado ou até mesmo quebradiço devido a uma série de fatores diários. Mas você sabe quais são os cuidados essenciais para manter os seus fios e o couro cabeludo sempre saudáveis?
Para te ajudar, conversamos com a Katleen Conceição, dermatologista referência em pele negra e especialista pela sociedade brasileira de dermatologia, chefe do setor de dermatologia para pele negra do grupo Paula Bellotti, membro do Skin of Color Society.
O que você precisa saber sobre o cabelo crespo?
Antes de mais nada, é importante compreender qual seu tipo de curvatura e conhecer os seus fios. De acordo com a especialista, o cabelo crespo é mais fino e seco do que o cacheado e, tende a ser mais quebradiço e seco quando comparado a outras curvaturas.
“A circunferência do fio crespo é mais fechada e estreita, o que dificulta a chegada da oleosidade natural produzida na raiz até o comprimento e as pontas”, conta a especialista em entrevista à CAPRICHO.
Óleos e manteigas recomendados para curvaturas 4ABC
Segundo Katleen, os óleos e manteigas recomendados para curvaturas 4ABC vai depender de cada pessoa. Entretanto, os óleos de coco e argan costumam ser mais emolientes, promovendo maior hidratação e brilho aos fios.
10 cuidados essenciais para manter o cabelo crespo saudável
- Lave o cabelo com uma frequência de 1 ou 2x por semana;
- Use touca ou fronha de cetim para dormir;
- Máscaras umectantes 1 ou 2x por semana – 15min está ótimo;
- Não utilize água quente – sempre gelada, combinado?;
- Use óleo de argan antes do shampoo para melhor emoliência do fio;
- Invista em pentes com dentes largos e de madeira;
- Utilize pelo menos 1x na semana shampoo anti-resíduos;
- Evite secador muito quente e altas temperatura nos fios e couro cabeludo;
- Faça consultas semestrais com uma dermatologista;
- Não durma com o cabelo molhado.
Qual é a melhor forma de cuidar dos fios e do couro cabeludo?
Além do cuidado diário em casa, o recomendado é ter uma consulta com dermatologistas especializados, afinal, são esses profissionais que melhor podem orientá-la quanto ao crescimento do fio e cuidados necessários na hidratação da fibra capilar.
Ressalvas e recomendações para crespas com trança ou twist
Para crespas com o cabelo trançado ou twistado, a dermatologista tem algumas recomendações. “Lave o cabelo pelo menos 1 ou 2x na semana para evitar a descamação do couro cabeludo, conhecida como dermatite seborreica, e evite tranças e penteados muitos apertados para não sofrer uma alopecia de tração”, finaliza.
Lembre-se: cuidar do cabelo e região, antes, durante e depois de retirar as tranças, é muito importante! Busque lavar o couro cabelo entre 1 ou 2x na semana, use touca ou fronha de cetim para proteger os fios e não esqueça de realizar a troca da trança a cada 2 meses, viu?
E aí, você já seguia todos esses cuidados? Conta pra gente!