ocê limpa o seu pente ou sua escova de cabelo com frequência? Pois é, apesar de pouco falado, esse cuidado é superimportante para se ter um couro cabeludo e fios saudáveis. Por isso, a CAPRICHO consultou especialistas para te explicar o que pode acontecer caso você não tenha esse hábito com uma certa regularidade e ainda damos dicas de como pode higienizar esses objetos em casa.
Por que é preciso limpar a escova de cabelo regularmente?
Isso é necessário porque resíduos de produtos, oleosidade do couro cabeludo e até mesmo células mortas podem se acumular na escova ao longo do tempo. “Esses resíduos podem prejudicar a saúde dos fios, além de comprometer o desempenho da escova”, afirma Rogério Sartini, hair expert e Diretor Criativo da Tangle Teezer no Brasil.
O que pode acontecer caso a escova não seja higienizada adequadamente?
A Dra. Luciana Passoni, médica referência em ciências capilares e CEO da Passoni Clinic, explica que temos na pele e no couro cabeludo microrganismos chamados demodex, que, em concentração normal, não nos prejudicam. “Mas, em quantidade exacerbada, podem gerar o aumento da oleosidade, a descamação, fora as células mortas que ficam no objeto.”
“Uma escova que não é higienizada adequadamente pode se tornar um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos, além de transferir resíduos indesejados para o cabelo recém-lavado”, completa Rogério Sartini.
Como fazer a limpeza?
Uma mistura simples e caseira é a indicação da Dra. Luciana Passoni. Ela recomenda que, em um recipiente, seja colocada água corrente com um pouquinho de água micelar e de álcool. Em seguida, basta esfregar o líquido em uma esponjinha sem nada para, então, fazer a limpeza da escova ou do pente. “O ideal é fazer diariamente, mas pelo menos duas vezes por semana“, aconselha.
O especialista da Tangle Teezer, por sua vez, indica que, após retirar manualmente os fios presos na escova, ela seja mergulhada em uma solução de água morna com shampoo suave ou sabão neutro, e, então, os resíduos podem ser removidos com as mãos.
Esse cuidado serve para todo tipo de cabelo?
Sim, para todo tipo de cabelo e escova ou pente. “Escovas projetadas para diferentes texturas de cabelo podem exigir cuidados específicos, devido ao formato das cerdas, mas todas se beneficiam de uma rotina de limpeza adequada para garantir a saúde dos fios e prolongar a vida útil da escova”, conclui Rogério Sartini.
Anotou as dicas? 😉