Uma pessoa com o cabelo saudável não quer guerra com ninguém, não é mesmo? Por isso, é sempre importante adotar cuidados específicos para os seus fios! Com o uso de químicas, chapinha e secador sem cuidados, é normal que o nosso cabelo precise de uma ajuda para voltar a ter aquele brilho bonito. O cronograma capilar é o caminho que você precisa nessa missão! A fim de entender como ele funciona, a CAPRICHO conversou com profissionais que revelam detalhes necessários para saber antes de iniciar o tratamento. Confira!
O que é cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados capilares dividida em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Para que esses cuidados sejam eficazes e tragam bons resultados, é importante que você fique de olho nas necessidades do seu fio.
Segundo Shirlei Oliveira, especialista em colorimetria da Salon Line, o cronograma capilar serve para distinguir quando o seu cabelo precisa de água (hidratação), quando precisa de óleo (nutrição) ou de força (reconstrução).
Conheça as etapas do cronograma capilar
O tratamento não é necessariamente realizado em uma sequência padrão. Isso vai depender exclusivamente do que os seus fios precisam.
A hidratação repõe a água dos fios do cabelo, que geralmente é perdida pelo uso excessivo de fontes de calor, como chapinha, babyliss e secador.
A nutrição repõe os óleos naturais aos fios, entregando brilho, maciez e alinhamento ao cabelo.
Já a reconstrução traz de volta as proteínas e a massa capilar, entregando força aos fios e evitando a quebra deles.
Essas etapas podem ser realizadas em casa, viu?! Nossa dica é que você invista em produtos de qualidade para que o seu cabelo tenha uma ótima manutenção. As receitas caseiras também podem ser utilizadas, mas não com frequência, considerando que não trazem efeitos a longo prazo. Converse com o seu cabeleireiro ou um profissional especializado para entender o que funciona no seu caso, ok?
Como iniciar o cronograma?
Antes de tudo, é preciso descobrir qual é o estado do seu cabelo. Já aconteceu de você usar uma máscara de hidratação e não sentir resultado nenhum? Isso pode acontecer quando você não sabe do que o seu fio precisa.
Para que esse erro não se repita, existe um jeito muito fácil de entender por onde iniciar o seu cronograma capilar, o teste de porosidade, que dá para fazer em casa, e você só vai precisar de um copo, água e um fio de cabelo. Coloque o fio no copo com água e espere cerca de 10 minutos para ver onde ele vai ficar.
Com as dicas da especialista Shirlei Oliveira, montamos cronogramas capilares para você fazer o uso durante um mês. Bora testar?
Caso o fio do seu cabelo não afunde e fique flutuando no teste de porosidade, você vai usar o cronograma de hidratação. Aí, basta seguir a ordem abaixo, de acordo com 3 dias da semana – dando o intervalo de no mínimo 48 horas entre um tratamento e outro.
Se o fio não flutuar ou afundar, significa que ele precisa de nutrição:
E, caso ele afunde, o seu cabelo precisa de reconstrução. Repare que o intervalo entre as etapas de construção é maior do que as de hidratação e nutrição – isso é fundamental para que você não passe pelo efeito rebote com fios enrijecidos que podem acabar quebrando, tá?
Fique de olho nos produtos que vai procurar nas lojas, pois geralmente eles têm escrito para qual etapa do cronograma capilar servem. Siga também as instruções de aplicação que vêm no rótulo da embalagem e, se quiser, faça uma pesquisa online antes de realizar a compra. 😉
Por quanto tempo posso fazer o cronograma capilar?
O cronograma capilar precisa ser realizado por pelo menos um mês para que seja possível perceber os resultados e até, no máximo, três meses. De acordo com a tricologista clínica Dra. Renata Vasconcellos, a duração do cronograma capilar é individual, uma vez que o tempo necessário para recuperar as mechas depende do estado dos fio e do tratamento que ele precisa.
Ao perceber que o seu cabelo já está mais saudável, será possível diminuir a quantidade de tratamento com máscaras que são realizadas durante a sua semana. Seu cabelo vai ficar lindo!
Quais são os benefícios do cronograma capilar?
O principal objetivo de realizar o cronograma capilar é recuperar e cuidar dos fios da melhor forma possível. Ao seguir o crono corretamente e usar produtos de qualidade, o seu cabelo ficará macio ao toque, sedoso, alinhado e muito brilhoso. Além disso, o crescimento do cabelo acontecerá de uma forma muito saudável, um benefício importante para quem está passando pela transição capilar.
O que NÃO fazer durante o cronograma capilar?
É importante que você NÃO faça o uso do xampu antirresíduos ou de limpeza profunda em todas as lavagens. Caso contrário, nenhum resultado será obtido. Não utilize xampus hidratantes, nutritivos ou reconstrutivos durante as etapas do cronograma capilar. O recomendado é usar um xampu mais neutro, como é o caso do xampu micelar, que não causa um desgaste no seu cabelo e limpa na medida certa. E também não é legal fazer químicas, tintura no cabelo e descoloração durante esse período.
Quem pode fazer o cronograma capilar?
Esse processo funciona perfeitamente para todos os tipos de cabelo. Seja você uma lisa, ondulada, cacheada, crespa, colorida ou que está passando pela transição capilar, vai encontrar muitos benefícios. Se joga!
O cronograma capilar trata doenças no couro cabeludo?
Um erro muito comum é pensar que o cronograma capilar faz o tratamento de doenças do couro cabeludo, como a foliculite, seborreia e a queda capilar. “O cronograma capilar trata a haste capilar, ou seja, o fio. Ele devolve o brilho, hidratação e maleabilidade ao cabelo. Não serve para tratar queda capilar ou doenças específicas do couro cabeludo”, explica a tricologista clínica Dra. Renata Vasconcellos. Nesses casos, busque a orientação de um profissional!
Agora que você já sabe tudo sobre o cronograma capilar, não deixe de testá-lo aí na sua casa!
Quem deu as informações: Shirlei Oliveira, especialista em colorimetria da Salon Line; Dra. Renata Vasconcellos, dermatologista e tricologista clínica, especialista em cabelos e transplante capilar.