Descobrimos tudo sobre o produto verde de Elphaba no Wicked brasileiro
Na atual montagem brasileira do musical, o verde usado pela atriz Myra Ruiz é ainda mais especial

ocê sabia que a tinta verde que a Elphaba brasileira usa na atual montagem do musical Wicked, em cartaz no teatro Renault, em São Paulo, foi feita exclusivamente para ela? Como fã dessa história tão especial, a CAPRICHO investigou tudo por trás do produto de maquiagem que é essencial para a caracterização da protagonista.
Para a montagem brasileira de 2025 de Wicked, a cor verde da Elphaba, que é interpretada pela atriz Myra Ruiz, é exclusiva. Isso porque ela foi desenvolvida pela marca de beleza homônima da Bruna Tavares, depois de muitos testes que buscaram encontrar o tom exato que transmitisse o realismo e a intensidade plástica da personagem.
Cris Tákkahashi, designer de maquiagem do musical, conta que o maior desafio na hora de formular o produto foi unir alta cobertura, resistência de performance e praticidade na aplicação, uma vez que Myra precisa se transformar várias vezes por semana e, por isso, o processo deve ser rápido, eficaz e confortável.
“Precisávamos de uma base que entregasse impacto visual no palco, com um acabamento impecável sob qualquer luz, e que ao mesmo tempo respeitasse a pele da atriz, considerando o uso frequente. Foi uma equação delicada entre cor, textura e durabilidade”, explica Tákkahashi.
Ele detalha que, pensando nisso, foi criada uma versão especial da base BT Skin, já conhecida da marca. “Ela possui uma concentração muito maior de pigmento e uma textura tipo pasta, o que permite uma cobertura intensa com facilidade de aplicação.” Já nos lábios, é utilizada a sombra líquida BT Velvet na cor Pistachio, que traz uma profundidade ao visual da pele.
Para que o verde saia o menos possível, o segredo está na preparação da pele e na selagem correta com um pó solto verde. “A base em pasta, por ser densa e pigmentada, adere muito bem à pele, mas o grande truque é o pó solto verde: ele foi formulado especialmente para essa função, com partículas finas que fixam o produto sem alterar a cor ou o acabamento. Isso ajuda a minimizar a transferência, manter a cor viva por horas e garantir que o visual se mantenha intacto mesmo com suor, troca de figurino e os movimentos intensos do palco.”
@myra_ruiz A pergunta mais feita: como vc faz pra tirar essa tinta toda? Kkk #elphaba #wicked #teatromusical #maquiagem @Wicked Brasil
A própria Bruna Tavares lembra que aprendeu a se maquiar no teatro, o que deixa a parceria ainda mais especial. “No fim das contas, maquiar os personagens de Wicked não é só sobre maquiagem — é sobre pintar memórias”, declara a influenciadora e fundadora a marca
“É sobre participar, com cada camada de produto, da construção de um personagem que emociona, transforma e fica marcado no coração de quem assiste. A maquiagem, nesse contexto, é mais do que performance: é narrativa, é emoção, é eternidade em pigmento. Assinar Wicked é um privilégio, mas também uma declaração de amor à arte e ao poder que a beleza tem de contar histórias que atravessam o tempo“, conclui.
Wicked segue em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, até 6 de julho.