Talvez você não saiba, mas Kim Kardashian sofre de uma doença autoimune chamada psoríase. A empresária já falou sobre o assunto em suas redes sociais, explicando a questão responsável pelas lesões avermelhadas que tem no rosto e corpo. Desta vez, Kim abriu seu coração em um texto publicado no Poosh, site sobre life style da sua irmã Kourtney, e contou um pouco mais da sua trajetória ao longo dos anos lidando com a doença.
“Embora eu tenha crescido com minha mãe tendo psoríase e a ouvindo falar sobre sua luta, eu realmente não tinha ideia de como seria minha vida lidando com essa e doença autoimune. Faz 13 anos desde que vivenciei minha primeira crise. Minha jornada foi muito diferente da minha mãe, mas também vejo muitas semelhanças. Eu sou a única filha que tem seu problema autoimune. Sorte minha”, começa, tentando manter o bom-humor.
No relato, Kim diz que tentou seguir várias dicas que as pessoas davam e que, com o tempo, as crises foram diminuindo. Depois de quase 5 anos, porém, a doença voltou de um jeito ainda mais forte e com dores insuportáveis. Ela, então, lembra de dias em que não conseguia se vestir sozinha e executar tarefas rotineiras. “Eu simplesmente não aguentava mais! Eu não conseguia mexer as mãos, uma vez não consegui abaixar minhas calças para ir ao banheiro. Eu não conseguia nem pegar meu sutiã. Precisava que alguém me vestisse, porque a dor era insuportável“, explica.
As manchas ficaram, mas isso não foi um problema, de acordo com a empresária. Ela garante que aprendeu a lidar com elas e a amar seu corpo do jeito que ele é. “Apesar das manchas aparecerem do nada, eu sei que sempre vou ter a mancha principal na minha perna direita, que sempre fica inchada. Aprendi a conviver com isso sem usar vários cremes ou muitos medicamentos – eu apenas trato. Às vezes encobri e outras, não. Isso realmente não me incomoda”, diz.
“Não deixe a psoríase arruinar sua vida ou tirar o melhor de você. Faça o que puder para ter certeza de que está confortável, mas não deixe que ela assuma o controle. Eu tento comer de forma saudável e, com toda a loucura da vida, tento garantir um tempo para mim mesma, para que eu esteja centrada e mantenha meu estresse no mínimo”, finaliza.
Que difícil, né? Desejamos tudo de melhor para ela! <3