‘Lágrimas pretas’ de Wandinha tiveram inspiração de Billie Eilish
Descobrimos tudo por trás da maquiagem da personagem interpretada por Jenna Ortega na série da Netflix

e você já viu a primeira parte da nova temporada de Wandinha, deve ter percebido algumas mudanças no visual da personagem interpretada por Jenna Ortega. Entre elas, estão as lágrimas pretas que escorrem dos seus olhos – não por causa de sentimentos, mas como um efeito colateral das suas visões.
“Essas lágrimas significam cansaço psicológico. É isso que acontece quando você abusa do seu dom”, diz Mortícia Addams, mãe de Wandinha, em uma cena.
A artista responsável por assinar a beleza da série da Netflix, Nirvana Jalalvand, que, aliás, integra o time de maquiagem que ganhou um Emmy em 2023 por seu trabalho na primeira temporada, revela que o processo de chegar no resultado ideal das lágrimas pretas foi bastante complexo. “Eu estava preocupada, porque quando se trata de olhos, você tem que ser muito cuidadosa”, conta em entrevista à Teen Vogue.
Ao ler o roteiro, logo nas primeiras páginas, Nirvana se deparou com: ‘lágrimas pretas caem dos olhos de Wandinha’, e pensou que isso seria feito pela equipe de efeitos visuais. “E, então, eu lembrei que se trata de Tim Burton, e a gente teria que fazer isso acontecer de verdade, e eu deveria logo começar a pensar como a faria chorar preto.”
Foi aí que ela começou a investigar todos os produtos pretos que já tinha para encontrar uma solução dentro de um prazo de três semanas. Após testar itens utilizados em maquiagem teatral, tinta facial à base de água e um creme que dissolve em contato com água, lembrou-se de uma outra única vez que viu alguém ‘chorar preto’: no clipe da música When the Party’s Over, de Billie Eilish.
“Tem um vídeo dos bastidores no YouTube, e eles basicamente fizeram isso com um equipamento que descia até a testa dela, e depois o esconderam na pós-produção”, explica. Embora não tenha usado o mesmo equipamento, ela descobriu que o produto era feito pelo maquiador David Stoneman, reconhecido por desenvolver produtos de beleza para o cinema, inclusive o sangue falso já utilizado por Nirvana.
Ao apresentar as possibilidades descobertas para o diretor da série, Tim Burton, ele deu a ideia: “E se, na hora que a gente começar a gravar, você entrasse, colocasse [as lágrimas] nos olhos dela [Jenna Ortega] e as víssemos caindo no rosto?”. E essa foi a solução perfeita para que o resultado ficasse mais natural e semelhante a uma lágrima verdadeira, e não parecesse uma tinta.
Porém, a maquiadora conta que essa escolha não funcionava para ‘lágrimas secas’ e, para isso, teve que retomar seus testes iniciais. Ou seja, as lágrimas pretas de Wandinha foram feitas com duas versões – uma para as lágrimas molhadas e, outra, para as que ficam manchadas no rosto. Interessante, né?
Para removê-las, foi colocado um pouco de demaquilante no lencinho que Wandinha usa na hora de limpar as lágrimas.
Em vídeo publicado em seu Instagram, Nirvana Jalalvand mostra os testes feitos e o resultado das lágrimas pretas em Jenna Ortega. “Vou reproduzir no Halloween”, disseram algumas pessoas nos comentários.
A segunda parte da segunda temporada de Wandinha chega à Netflix em 3 de setembro.
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.