A Dove é famosa por suas propagandas sobre diversidade, que valorizam a autoestima e tentam combater a ideia de padrão de beleza. Recentemente, porém, a marca se envolveu em uma polêmica que, segundo os consumidores, vai contra todo o discurso promovido em campanhas anteriores.
O anúncio em questão é um gif de poucos segundos que mostra uma mulher negra que, ao retirar sua camiseta, se “transforma” em uma mulher branca. Essa, por sua vez, tira mais uma vez a peça, se “transformando” em outra mulher branca. A ação era a promoção de um sabonete de corpo da marca, divulgada nos Estados Unidos.
A galera da internet não gostou nada da propaganda e começou a protestar, dizendo que a marca estava disseminando a ideia de que uma pessoa negra é “suja”, enquanto uma branca é “limpa”. O post ganhou uma repercussão ainda maior após ser compartilhado pela maquiadora e youtuber Naomi Blake.
A hashtag #BoycottDove (algo como #BoicoteDove) logo entrou para os trending topics do Twitter. A Dove removeu a postagem e resolveu se pronunciar, afirmando que lamenta profundamente a ofensa que a campanha causou. Mas, pelo visto, a desculpa não foi o suficiente, já que muita gente continua questionando a atitude da marca.
O que você achou de toda essa polêmica?