Na próxima sexta-feira, 16, estreia Disney + o curta-metragem Greta: O futuro é hoje. O documentário conta a história da ativista sueca Greta Thunberg, de 18 anos, que originou um movimento mundial cobrando ações reais contra as mudanças climáticas. Greta, uma inspiração para milhões de jovens, já discursou na Conferência do Clima da ONU, na Cúpula do Clima e no Fórum Econômico Mundial. Em 2019, foi eleita “pessoa do ano” da revista Time e se tornou a personalidade mais jovem a ser indicada individualmente ao título. Conheça mais sobre Greta e sua luta pelo planeta através de algumas das frases mais importantes da ativista:
1. “Estamos no início de uma extinção em massa e tudo o que vocês falam gira em torno de dinheiro e um conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como ousam?” – na Cúpula do Clima na ONU.
2. “Os adultos ficam dizendo: ‘devemos dar esperança aos jovens’. Mas eu não quero a sua esperança. Eu não quero que vocês estejam esperançosos (…) E eu quero que vocês ajam. Quero que ajam como agiriam em uma crise. Quero que vocês ajam como se a casa estivesse pegando fogo, porque está”– em Davos.
3.“Eu aprendi que nunca somos pequenos demais para fazer a diferença”– disse em vídeo.
4. “Nós mostramos que somos unidos e que nós, jovens, somos imparáveis” – na Cúpula do Clima, da ONU.
5. “Podem me criticar se quiserem, mas eu realmente não vejo o interesse, há muito o que fazer além de criticar alguém. Mas também vejo isso como um sinal positivo de que realmente temos um impacto e é por isso que eles sentem a necessidade de nos menosprezar” – sobre críticas que recebe.
6. “Estou dizendo para vocês que há esperança. Eu tenho visto isso. Mas ela não vem dos governos e corporações. Ela vem das pessoas” – na Conferência pelo Clima, da ONU.
7. “Nossa civilização está sendo sacrificada pelo interesse de um pequeno grupo de pessoas em continuar recebendo enormes quantias de dinheiro” – em discurso.
8. “Não deveríamos ter de faltar à aula para lutar contra a mudança climática” – disse em entrevista ao El País.
9. “Eu ainda acredito que o maior perigo não é a inatividade, o real perigo é quando políticos e CEOs estão fazendo parecer que uma movimentação real está ocorrendo quando, na verdade, quase nada é feito além de contabilidade inteligente e relações públicas criativas” – durante Conferência do Clima da ONU.
10. “A maioria dos políticos não quer falar conosco. Está bem, nós também não queremos falar com eles. Queremos que falem com os cientistas, que os escutem, porque nós repetimos o que eles vêm dizendo há décadas” – em discurso em Estocolmo.