10 perguntas e respostas sobre o hímen
Respondemos as maiores dúvidas sobre essa membrana que é rodeada de mitos, dúvidas e desinformação

xistem muitas dúvidas e mitos relacionados ao hímen. A função e funcionamento dessa membrana, localizada na entrada da vagina, são desconhecidos pela maioria das mulheres. Além da questão biológica, ela também carrega um peso social, ao ser uma espécie de “símbolo da virgindade”. Bora discutir sobre isso?
A seguir, a CAPRICHO esclarece as principais dúvidas sobre o tema. Confira!
O que é o hímen?
O hímen é uma membrana que se forma na vagina das mulheres antes mesmo de seu nascimento. Ele pode variar de tamanho e formato e existem diferentes tipos de hímen: alguns são mais elásticos, outros têm a abertura mais estreita, têm mais de uma pelinha, têm vários orifícios menores. Assim como toda vagina é única, todo hímen é único.
Onde fica o hímen?
O hímen fica na entrada da vagina. E, ao contrário do que muita gente pensa, ele não é um lacre totalmente fechado. Ele é elástico e possui uma abertura que permite a saída da menstruação.
Para que serve o hímen?
Como explica reportagem da SUPERINTERESSANTE, o hímen surge no início do desenvolvimento do embrião feminino, formado do resquício da tampa vaginal – quando o órgão genital ainda não tem abertura externa. E, biologicamente, ele não serve para nada.
O hímen pode romper sem a mulher ter tido relações sexuais?
O hímen pode se romper durante a relação sexual ou em outras situações, como quando a mulher sofreu algum trauma, queda (crianças que tiveram uma queda de bicicleta podem acabar tendo algum comprometimento ou alguma lesão ali no hímen) ou até procedimento cirúrgico que necessitou a introdução de algum material via vaginal. Então, ele não é exclusivamente rompido só durante a relação sexual.
Qual a relação entre o hímen e virgindade?
A verdade é que o hímen tem um peso mais social que biológico. Usar o hímen para identificar se a menina é ou não virgem é cilada. Na grande maioria das vezes, ele é rompido durante a relação sexual, mas se houve alguma situação que ocasionou o rompimento do hímen antes da relação, não significa que a mulher não é mais virgem. Até porque a virgindade não está relacionada com a presença ou ausência do hímen íntegro ou não, a relação sexual é muito além disso.
Pode acontecer de o hímen não romper na primeira vez também?
Nem sempre o hímen se rompe por completo na primeira relação sexual. A educadora sexual Mari Willians esclareceu que, apesar da gente ter a impressão que o hímen é um lacre, que vai ser perfurado e vai mudar completamente, na realidade, o hímen se parece com um scrunch de cabelo. Ele é elástico, tem as membranas dele, e ele pode muito bem se adaptar em uma primeira penetração e permanecer intacto.
O rompimento do hímen causa sangramento?
Mari Willians explicou também à CAPRICHO que o hímen não sangra, mesmo que sofra alguma fissura, já que não existem vasos sanguíneos nele. É verdade que algumas mulheres sangram na primeira vez, mas esse sangue não tem relação direta com o “rompimento” do hímen. Na maioria das vezes, a tensão do momento, da descoberta e até da pressão faz com que o canal vaginal se comprima, e daí pode acontecer de rolar algum machucadinho decorrente do atrito.
Quem tem hímen pode usar OB?
A ideia de que mulheres virgens não podem usar absorvente interno veio da preocupação de que o hímen possa ser rompido ao inserir o tampão. Mas, como já falamos anteriormente neste texto, o hímen é flexível e tem uma passagem para o fluxo menstrual: o orifício himenal. Isso permite a introdução indolor do absorvente interno. Mas há exceções, viu?
Em outra reportagem da CH sobre o tema, a ginecologista Priscila Pyrrho explicou que, em alguns casos específicos, quando o hímen é mais “fechadinho”, pode, sim, atrapalhar ou até ‘não permitir’ que o absorvente interno seja inserido” – mesmo acontece com o coletor menstrual.
O que significa hímen complacente?
O hímen complacente é o hímen mais elástico e que tem maior dificuldade de se romper na primeira relação sexual. Na maioria das vezes, pode ser mais difícil no início, mas ele vai se romper espontaneamente conforme outras relações sexuais aconteçam. Em casos específicos, é necessário passar por uma avaliação do ginecologista e ter também a indicação de fisioterapia pélvica, por exemplo.
E o que é hímen septado?
O hímen septado é outro tipo de hímen que é mais resistente. Ele possui uma pele no meio do furo, que também pode gerar certo incômodo na primeira relação sexual. Mais uma vez: se for necessário, vale passar por uma avaliação ginecológica, ok?
Mande sua dúvida sobre sexo e saúde íntima para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!