7 atividades legais que vão te ajudar a recuperar sua concentração
Estudos mostram que trabalhos manuais trazem uma série de benefícios para o cérebro, além de serem super divertidos e relaxantes

esquisas já apontaram uma situação que muitos de vocês, leitores da CAPRICHO, já devem ter sentido na pele: a dificuldade de concentração diante de um mundo tão conectado e veloz. Entre as causas da falta de foco tão presente nesta geração, está o fato da nossa galera passar tempo demais de frente à tela ou das telas. Isso afeta diretamente os estudos, a vida profissional e pessoal, impactando a saúde mental e a produtividade.
Para sair dessa lógica e trabalhar mais a concentração, a dica é tentar hobbies offline e atividades manuais, que, além de divertirem, trabalham o cérebro. A seguir, te apresentamos opções interessantes para você testar até encontrar a que mais gosta (ou as que você mais gosta, por que não, né?). Confira!
Fazer crochê ou tricô
Crochê ou tricô não é coisa de idoso, não. A prática manual tem conquistado a nossa galera, e isso é ótimo! Em entrevista ao The New York Times, Catherine Backman, professora emérita de terapia ocupacional na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, que examinou a ligação entre tricô e bem-estar, ressaltou que “o ritmo e a repetição de tricotar um padrão familiar ou estabelecido eram calmantes, como meditação.
Colorir
Nos últimos anos, acompanhamos a ascensão dos livros de colorir entre jovens e adultos, que buscam um hobby simples para relaxar. Pode parecer “bobo”, mas é uma ótima forma de desestressar e praticar atenção plena. Aliás, falamos recentemente aqui na CH sobre o ‘Bobbie Goods’, um caderno de colorir que se tornou uma obsessão nas redes – conheça aqui.
Cuidar de um jardim
Já pensou em plantar e cultivar plantinhas? Este é uma ótima opção para quem gosta de colocar a mão na massa e também de estar em contato com a natureza – nem que seja um pedacinho no quintal e casa.
Brincar de cubo mágico
Um estudo conduzido pelo The National Institute for Play, organização americana sem fins lucrativos, mostrou o papel de brinquedos específicos na saúde cerebral. Segundo a pesquisa, divulgada no jornal O Globo, lidar com objetos tridimensionais, como o cubo mágico, age no lobo frontal, a área executiva do cérebro.
Fazer cerâmica
Fazer cerâmica é outro “hobby hit” nas redes sociais. Além de muito satisfatório e dar resultados lindos, a atividade é muito benéfica para a mente. Quando você passa um tempo manipulando a cerâmica, a concentração está focada completamente na tarefa, e você até esquece do externo. Neste outro texto aqui, te convencemos – e ensinamos – a fazer cerâmica fria em casa.
Brincar de massinha
O desafio de criar desenhos com a massinha viralizou no TikTok, transformando uma noite com o date, a família ou amigos em um momento memorável. A atividade é muito simples e perfeita para quem está precisando economizar, porque o único material necessário é a massinha de modelar e referências de desenhos para se inspirar.
Escrever (o que você quiser)
Passamos muito tempo digitando no tablet, notebook ou no celular que até esquecemos os benefícios da escrita à mão. Como mostra reportagem do Guia do Estudante, estudos já provaram que anotar à mão é melhor para memorizar do que usar o computador. Que tal colocar no papel o que está sentindo ou criar uma história com toda sua criatividade?
E aí, qual dessas atividades você vai testar e colocar na sua rotina primeiro? Seu cérebro e sua concentração irão te agradecer!