Astronauta da NASA dá dicas de como lidar com confinamentos e isolamentos
Scott Kelly passou 340 dias na Estação Espacial Internacional e bateu recordes de distanciamento humano
Entre 2015 e 2016, com então quase 20 anos de carreira na NASA, o norte-americano Scott Kelly passou 340 dias no espaço. O astronauta, hoje aposentado, participou da One Year Mission e se tornou a pessoa a ficar mais tempo dentro da International Station Space (Estação Espacial Internacional). Em entrevista para o The New York Times, Scott compartilhou algumas das coisas que aprendeu durante o ano isolado e que podem ajudar neste momento em que a população precisa ficar em casa. Estas são as dicas do astronauta:
1. Planeje seu dia
Na Estação Espacial Internacional, Scott precisava pensar em como seria o seu dia assim que acordava. Ele planejava desde atividades de cinco minutos até caminhadas espaciais de 8 horas. Quando Scott voltou à Terra, sentiu falta de manter hábitos tão organizados. O astronauta destacou a importância de se organizar “para conseguir se adaptar a um ambiente diferente de trabalho e a vida doméstica”.
2. Aproveite a tecnologia para se conectar com os outros
O ser humano é um ser sociável, então estar isolado pode ser prejudicial para a nossa saúde mental, emocional e até para a física. Para amenizar os efeitos da distância, Scott aconselha as pessoas a usarem a internet para manter contato como os amigos e familiares. “Mesmo com todas as responsabilidades de servir como comandante de uma estação espacial, nunca perdi a chance de fazer uma videoconferência com a família e os amigos”, contou o profissional.
3. Se puder, mantenha contato com a natureza
Durante o tempo em que viveu isolado na estação espacial, Kelly começou a valorizar ainda mais a natureza. “Depois de ficar confinado em um espaço pequeno por meses, comecei a almejar a natureza – a cor verde, o cheiro de sujeira fresca e a sensação de sol quente no rosto”, disse. Se você mora em uma região cercada por natureza, aproveite essa conexão, mas não se esqueça de manter pelo menos um metro de distância das outras pessoas. Se mora longe dela, não deixe de apreciar o céu, mesmo que pela janela ou aproveite para cuidar daquela planta ou flor que tem na varanda da sua casa ou no seu quarto.
4. Mantenha um hobby
No silêncio da estação espacial, Kelly aproveitou para ler. “Algumas pessoas ficam surpresas ao saber que eu trouxe livros comigo para o espaço. O silêncio e a absorção que você pode encontrar em um livro físico – que não envia notificações ou o tenta abrir uma nova guia – não tem preço”, revelou para o The New York Times. Ter um hobby, seja ele dançar, desenhar, escrever ou ver séries, ajuda a lidar melhor com o isolamento!
5. Faça um diário
Quando voltou à Terra, Scott publicou um livro sobre os seus dias no espaço. Mas a maior parte das experiências contadas foram escritas ainda durante a viagem. “A NASA estuda os efeitos do isolamento nos seres humanos há décadas, e uma descoberta surpreendente que eles fizeram é o valor de manter um diário”, explica ao falar sobre o hábito que manteve de escrever todos os dias. Se você não sabe o que colocar no papel, comece falando sobre como o que está sentindo, o que fez no seu dia, o que sonhou na última noite ou o que aprendeu de novo.
Lembre-se de que esse momento vai passar. #StayStrong