Até a vendedora virtual da Magazine Luiza está sendo assediada na internet
Quando a gente acha que os homens não conseguem surpreender mais, a situação piora...
Para as mulheres, às vezes nem é preciso sair de casa para sofrer um assédio. Quem nunca publicou uma foto nas redes sociais e teve que ler algum comentário desnecessário? Ou recebeu uma mensagem inapropriada? Se isso nunca aconteceu com você, nós esperamos mesmo que nunca aconteça. Mas, infelizmente, esta é uma realidade que aparentemente está ultrapassando os limites entre o mundo real e o digital. A prova disso é o que anda acontecendo com a Lu, a vendedora virtual da loja Magazine Luiza, que recebe comentários inapropriados de homens em suas fotos no Facebook da rede.
A personagem é uma estratégia da marca para se aproximar dos consumidores nas redes sociais, tirar dúvidas e atender os clientes de uma forma mais descontraída. Ou seja, a Lu nem sequer existe de verdade. Entretanto, alguns usuários do Facebook parecem não entender o que a “relação de proximidade” da figura virtual significa. Em várias fotos publicadas pela loja, diversos homens deixam comentários ressaltando a beleza da personagem, chamando-a de “princesa”, “gata” e outras coisas do tipo. Por incrível que pareça, tem homem até querendo dar opinião na aparência dela. Sério.
Alguns comentários são tão absurdos que a gente até entra na dúvida se tem homem que não percebeu mesmo que a vendedora só existe no mundo digital – como se fosse muito difícil notar isso, né? A questão é que ler comentários deste tipo na página de uma loja ultrapassa os limites do que a gente pode considerar ‘apenas uma bizarrice’ e entra em um assunto muito mais sério: é assédio.
Se até uma figura virtual não escapa do assédio, imagine as mulheres reais… *Disappointed but not surprised*