Blog da Galera: conselhos pra quem ainda não decidiu qual profissão seguir

Isabella Vieira, da Galera CH, separou algumas dicas pra quem está em dúvida sobre a carreira.

Por Da Redação 16 abr 2018, 18h44

Oi, gente! Aqui é a Isabella Vieira e, para muitos, o terceiro ano do Ensino Médio é um alívio. Para outros, acaba sendo um período muito assustador, com todo o peso do vestibular e a faculdade. Por isso, às vezes fica difícil pensar na profissão que você vai se dedicar para o resto da vida.

Eu terminei a escola no ano passado, passei por todo o sufoco de conciliar o cursinho com a escola, provas, pressão dos vestibulares, mudei o curso que iria prestar no final do ano, descobri novos gostos, novas áreas e habilidades. No fim, decidi continuar mais um ano estudando. Com essa experiência, quero ajudar vocês!

É muito comum sofrermos com a pressão familiar para escolher qual ramo seguir e o mais rápido possível. Muitas vezes, a expectativa dos pais em cima de um curso específico te deixa ainda mais confusa, mas sentar e ter uma boa conversa com eles pode te livrar da barra de ser uma profissional frustrada depois. E ainda pode rolar um conselho ou ajuda, afinal eles te conhecem melhor do que muita gente, né?

O vestibular não é tudo! É muito difícil acreditar nisso quando todos te dizem o contrário, mas cada dia que passa mais e mais profissões são criadas. Se você tiver uma ideia inovadora, esse pode ser o momento de arriscar. Dar um tempo pra se conhecer melhor também é super válido, talvez entrar em cursos de fotografia, computação, pintura ou qualquer outra coisa que você se identifique pode te agregar muito conhecimento e abrir novos horizontes. Quem sabe não surge alguma oportunidade? Só não vale ficar parada!

iStock/Reprodução
Continua após a publicidade

Conhecer profissionais da área que você gosta e o dia a dia deles esclarece muitas coisas. Se envolver com algum projeto pode te trazer pra mais perto da realidade e ter uma noção maior se aquilo se encaixa ou não com o seu perfil. No início do ano passado, eu pretendia prestar vestibular para psicologia. Mas, apesar de ser um estudo que eu gosto muito, não conseguia me ver na rotina. Só então, no dia em que comecei a me envolver com a Capricho, escrever matérias e cobrir eventos, descobri que profissionalmente a área de comunicação me agrada muito mais.

Não tenha medo de errar! Nós estamos em constante mudança e não há tempo perdido. Tudo vira experiência, sendo boa ou não. Mesmo crescendo e escutando a idealização de que vamos nos encontrar em uma só profissão, aos poucos vamos percebendo que mais de um emprego também pode trazer felicidade. Ter dúvidas é normal e esse sentimento irá nos acompanha durante o resto da vida. Por isso, seguir seu coração sem tirar o pé do chão vai te tornar cada vez mais madura para todas as outras escolhas que estão por vir.

Beijos,
@vieiraisabellaa

Publicidade