Blue Monday: por que a 3ª segunda-feira de janeiro é a mais triste do ano?
Teoria é baseada em um artigo do psicólogo Cliff Arnall e em dados da revista Psychology Today; entenda a "deprê generalizada"!

ocê já escutou a teoria da ‘Blue Monday’, ou melhor, ‘segunda-feira azul’? De acordo com ela, a terceira segunda-feira de janeiro pode ser considerada o dia mais triste do ano. A cor azul é associada geralmente à tristeza e depressão – por isso recebeu esse nome.
Essa história, no entanto, não é nova, viu? A ideia, na verdade, surgiu em 2005, com o artigo do psicólogo Cliff Arnall, da Universidade de Cardiff, que foi publicado pelo jornal britânico The Guardian. De acordo com os estudos feitos por Cliff, a terceira segunda-feira do ano é um dia triste pois a soma de vários fatores mexem com o emocional das pessoas.
Janeiro é o primeiro mês do ano. Com ele, vem a pressão de fazer e cumprir as resoluções, é um período longe de datas festivas (em que o brilho do Natal se foi, por exemplo), e quando os boletos e faturas normalmente estão mais salgados que de costume. As pessoas estão voltando de férias e na Europa, onde o termo foi criado, é inverno.
Para muita gente, toda segunda-feira já é meio deprê por si só, mas é na terceira do primeiro mês do ano em que a ficha realmente parece cair: o período de festas chegou ao fim e que as coisas voltaram ao normal – talvez menos no Brasil, onde o ano só começa oficialmente depois do Carnaval (risos).
O marketing por trás da Blue Monday
Apesar de muita gente ver sentido nessa melancolia coletiva até hoje, a tese de Cliff Arnall gera polêmica entre médicos e pesquisadores, já que não possui base científica sólida. Sua origem, na realidade, está em uma campanha publicitária de uma agência de viagens britânica. A fórmula para justificar a tristeza nessa data foi usada para incentivar as pessoas buscarem destinos mais quentes para fugirem dessa sensação negativa. E o marketing deu certo – não à toa faz sucesso até hoje.
Acontece que, apesar da possibilidade da jogada marketeira, existe um transtorno efetivo sazonal que acomete pessoas nesta terceira segunda-feira do ano. Estima-se que ele afete 10 milhões de americanos. Segundo dados do Psychology Today, neste dia, há um pico dos índices de tristeza e depressão, desencadeado pelos motivos já citados acima e agravado no Hemistfério Norte, por causa da falta da luz do Sol.
Especialistas também afirmam que picos de tristeza e depressão também aumentam no final do ano, entre o Natal e o Ano Novo, período em que as tentativas de suicídio sobem consideravelmente. Portanto, mesmo que no Hemisfério Sul a Blue Monday faça menos sentido, ela pode ser mais uma data simbólica do calendário para lembrarmos a importância da saúde mental.