Caso Jennyfer Oliveira: Silvio Santos pode ser processado por racismo

Deputado encaminhou representação ao Ministério Público, mas Silvio Santos fez pouco caso dos acontecimentos no último domingo, 15.

Por Isabella Otto 16 dez 2019, 10h23

No Programa Silvio Santos transmitido pelo SBT no último dia 8, o apresentador foi acusado de ser racista mais uma vez. A cantora Jennyfer Oliver estava participando de um quadro musical com outras mulheres, em que a plateia decidiria quem venceria. Jen era a única mulher negra no palco. Ao vencer de lavada, Silvio deu o dinheiro para ela, mas praticamente ignorou a jovem decidiu que o mudaria o placar e daria o primeiro lugar para a candidata Juliana, branca: “você é muito bonita, canta bem”, disse o apresentador, comparando a moça com Jennyfer.

Reprodução/Reprodução

O caso repercutiu nas redes sociais, mas a cantora disse que não processaria o “homem do baú”. “O que manda é o dinheiro, ele [Silvio Santos] pode comprar advogado, pode calar minha boca”, declarou. Contudo, o deputado estadual de São Paulo, Jesus dos Santos, não deixou o caso passar. Ele encaminhou uma representação ao Ministério Público pedindo que o apresentador seja processado por crime de racismo. “Quando um apresentador, dono de um canal que é uma concessão pública, ratifica e continua perpetuando piadinhas racistas, isso passa a ser um problema no qual encontramos aparato constitucional para enquadrá-lo. O crime de racismo é bem nítido quando informa que atos racistas de qualquer forma e grau precisam ser contidos”, explicou em entrevista à jornalista Eligia Aquino Cesar, da Folha.

É bem capaz, entretanto, que o caso não dê em nada. No programa do último domingo, por exemplo, o apresentador de 89 anos ironizou as polêmicas envolvendo seu nome e o de Jennyfer. De novo, Silvio Santos fez o atrapalhado (ou será que ele está mesmo atrapalhado?) e foi defendido pela filha Patrícia: “posso falar? Eu assisti e não achei nada demais. Ele sempre escolhe quem ele gosta mais. Ele pede para o pessoal votar, mas a decisão é de quem? Dele! Então, não é porque ela é negra…”, falou durante o “Jogo dos Pontinhos”.

Há quem passe pano para o “homem do baú” usando a idade avançada do apresentador para justificar seus comentários racistas, homofóbicos e misóginos feitos em rede aberta. Lívia Andrade, sempre presente no Programa Silvio Santos, se mostra na maioria das vezes incomodada com os posicionamentos do patrão e não foi diferente no último domingo. Patrícia Abravanel, contudo, sempre defende o pai e reforça seus comentários preconceituosos. Patrícia tem 42 anos. Que pano pode ser usado aqui?

Publicidade