Continua após publicidade

Cientistas descobrem novo tipo de personalidade. Será que é a sua?

Até então, só existiam três tipos de personalidade.

Por Amanda Oliveira Atualizado em 7 out 2018, 10h00 - Publicado em 7 out 2018, 10h00

Quem nunca teve curiosidade de fazer aqueles testes de personalidade que, com base nas suas respostas, dão vários detalhes sobre quem realmente você é? Mas, apesar de serem muito interessantes, esses questionários têm pouca credibilidade em comparação aos parâmetros que a ciência usa para definir qual tipo de personalidade é o seu. E as opções são poucas, aliás. Até o início de setembro deste ano, apenas três tipos de personalidade eram conhecidos por pesquisadores: reservada, autocentrada e exemplar. Contudo, um novo tipo acaba de ser descoberto por cientistas – e ele provavelmente é o que mais se encaixa na maioria das pessoas.

Reprodução/Reprodução

Na área da psicologia, existem vários testes de personalidade que funcionam como um “chapéu seletor” (alô, potterheads) e o mais conhecido deles é o “Big Five”. Nele, são usadas 5 características que as pessoas mais costumam ter: extroversão (níveis entre ser introvertido e extrovertido), conscienciosidade (autodisciplina), afabilidade (a forma de socializar e interagir com outras pessoas), abertura à experiência (aceitar e se adaptar ao novo) e neurose (instabilidade emocional). Somadas, estas características são capazes de resumir a personalidade de uma pessoa.

De acordo com os resultados do Big Five, as pessoas com a personalidade “reservada” são mais tímidas, com pontuações altas em afabilidade e conscienciosidade, mas baixas em extroversão, neurose e abertura à experiência. Já os “autocentrados” pontuam bem em extroversão, enquanto o resto das características recebe pontuação baixa. Por outro lado, pessoas com personalidade “exemplar” são as que têm índices altos de conscienciosidade, afabilidade, extroversão e abertura à experiência, sendo que apenas neurose apresenta pontuação baixa. Basicamente, são pessoas estáveis que costumam lidar bem com suas próprias emoções e também sabem se relacionar bem com outras pessoas.

Já o quarto e novo tipo de personalidade foi encontrado em um estudo desenvolvido por pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, publicado no jornal científico Nature Human Behaviour. A pesquisa analisou bases de dados com mais de 1,5 milhão de pessoas e chegou a seguinte conclusão: embora muitas pessoas, de fato, se enquadrassem nas personalidades reservada, autocentrada e exemplar, a grande maioria delas não se encaixava em nada. Como era possível tanta gente não entrar em absolutamente nenhuma das três opções de personalidade?

Continua após a publicidade

É exatamente isso que faz essas pessoas entrarem no tipo de personalidade “normal”. Isso mesmo! Normal. O perfil mediano é aquele que tem níveis de afabilidade, conscienciosidade, extroversão, abertura à experiência e neurose que não se destacam muito, mantendo uma média equilibrada.

Giphy/Reprodução

Outro ponto abordado pela pesquisa é que a personalidade pode mudar com o passar do tempo. Então, se você não tem o tipo de personalidade “normal” agora, provavelmente já teve ou ainda terá. Isso porque, segundo os pesquisadores, pessoas mais jovens costumam ter mais foco em extroversão. Por isso, os adolescentes costumam se agrupar mais nos “autocentrados”.

Continua após a publicidade

É quando você começa a ficar mais velho, investindo mais em organização e disciplina, que você pode atingir a personalidade “exemplar”. Mas, entre a transição de jovem autocentrado e adulto exemplar, você provavelmente já tenha ou ainda irá ocupar o perfil mediano. Ou, é claro, pode ser que a sua idade não influencie tanto na sua personalidade assim – já ouviu falar de pessoas mais velhas que parecem se comportar como jovens e vice-versa?

E, aí? Sem fazer o teste, você acha que sabe qual tipo de personalidade mais se encaixa com você?

Giphy/Reprodução

 

Publicidade

Publicidade