Continua após publicidade

Como escolher a calcinha menstrual ideal para você?

Quatro perguntinhas que devem ser feitas antes de você realizar esse investimento de dinheiro, conforto e sustentabilidade

Por Isabella Otto 18 Maio 2022, 17h16

A menarca, primeira menstruação, acontece em um período já bastante turbulento da vida, em que estamos naquela fase entre a pré-puberdade e a adolescência, cheia de mudanças corporais, alterações hormonais e descobertas.

E por falar em descobertas… Sabia que, ao longo da vida, uma pessoa em período fértil costuma acumular cerca de 200 Kg de lixo menstrual, sendo ele principalmente formado por absorventes descartáveis?!

Calcinhas menstruais da coleção da CAPRICHO com a Korui
CAPRICHO + Korui/Divulgação

Que tal começar seu ciclo com mais conforto e em harmonia com o planeta? CAPRICHOKorui uniram forças para lançar uma linha de itens reutilizáveis de higiene menstrual, que conta com calcinhas, absorventes e bolsas impermeáveis. Incrível, né? Mas você sabe como escolher a calcinha absorvente ideal para você?

1. Seu fluxo é leve, moderado ou intenso?

Esta é a primeira pergunta que você deve se fazer – embora o ciclo seja um pouco irregular no início, o que é perfeitamente normal. Logo, o indicado é optar por modelos de calcinhas e absorventes de fluxo moderado ou intenso, para não ter erro.

Quando seu fluxo se estabilizar, você conseguirá perceber melhor quantos dias costuma passar menstruada. Lembrando que os ciclos variam de 21 a 35 dias.

Continua após a publicidade

2. Quais são as suas medidas?

Você já deve saber qual tamanho de calcinha usa no dia a dia, certo? Mas pode haver variações no mercado. Por isso, em caso de compras online, é interessante consultar a tabela de medidas da loja para conferir se o tamanho que você tem em mente é o correto. Se você comprar diretamente em uma loja física, consegue provar a peça e ter uma garantia a mais.

Segue o passo a passo:

3. Qual modelo é o seu favorito?

É possível encontrar várias opções de calcinhas menstruais no mercado, desde modelagens menores, como as tanguinhas, até versões hot pant, que são de cintura alta, ou shortinho. Aí vai de gosto!

O bacana é checar a procedência das matérias-primas usadas para confeccionar os produtos. Por exemplo, a Korui trabalha com fornecedores conscientes e insumos de qualidade, valorizando a mão de obra de todos os envolvidos com a marca!

Continua após a publicidade

4. Quantas calcinhas absorventes é bom ter?

Os primeiros dias da menstruação costumam ter um fluxo mais intenso de sangue, que tende a ir diminuindo até sanar de vez. Levando em conta que as calcinhas menstruais devem ser trocadas, em média, a cada 6h ou 8h, é interessante ter, pelo menos, quatro peças para que você consiga abolir de vez os absorventes descartáveis.

É possível também produzir seu kit personalizado, levando em conta seu fluxo, sua rotina e seu dinheiro disponível. Por exemplo, dá para investir em duas calcinhas e em dois absorventes reutilizáveis, que são mais baratinhos, ou começar comprando uma calcinha para você experimentar e depois ir aumentando sua coleção.

A linha CAPRICHO + Korui conta com um Kit Primeiros Ciclos, que vem com um absorvente mini, um normal e um noturno (todos com abas), uma calcinha absorvente e uma bolsa impermeável pequena.

Calcinha absorvente e bolsinhas da coleção da CAPRICHO com a Korui
O Kit Primeiros Ciclos está disponível em duas versões: floral e mística CAPRICHO + Korui/Divulgação

Agora que você aprendeu como é fácil escolher sua calcinha menstrual, bora fazer esse investimento e deixar de descartar cerca de 10 mil absorventes durante a vida?!

Publicidade

Publicidade