ocê já ouviu falar da regra do 2-2-2 para manter a chama do relacionamento acesa? Casais famosos que estão juntos há bastante tempo, como os atores Ryan Reynolds e Blake Lively, já contaram que aderiram à técnica e que ela ajudou na relação. Vem, vamos te explicar como funciona!
Estudos mostram que os efeitos da paixão duram de 12 e 15 meses. Após esse período, os processos biológicos que acontecem quando estamos apaixonados, como o aumento de alguns hormônios, começam a cessar e nosso cérebro recupera sua atividade normal.
Portanto, é normal que toda a intensidade e emoções a flor da pele deem uma acalmada com o tempo – e isso é bom, inclusive. Estar constantemente apaixonada e desejando a pessoa como se tivesse um “vício” nela não é benéfico. Isso pode prejudicar aspectos pessoais, profissionais e mentais da pessoa, como explicamos neste outro texto sobre amor patológico.
Em um relacionamento saudável, a paixão evolui e vira amor, com o pé mais no chão, uma visão mais realista sobre o sentimento e uma relação mais serena. Mas é claro que é importante cultivar essa “chama da paixão” e sempre alimentar a conexão emocional e física do casal. É isso que propõe a regra do 2-2-2.
A técnica propõe que o casal planeje atividades juntos com frequência para se reconectarem. Um tempo de qualidade em meio à correria da rotina faz muito bem para a manutenção do relacionamento, viu? Mas isso exige firmar o compromisso de fazer esses encontros no tempo certo, que funciona da seguinte forma:
- A cada duas semanas, o casal deve ter um encontro só as duas pessoas;
- A cada dois meses, o casal deve fazer uma viagem de fim de semana juntos;
- A cada dois anos, devem tirar uma semana de férias sozinhos.
Pode parecer meio engessado ter essas datas certas, mas muitos casais, principalmente mais velhos, que estão em relações longas e com filhos, costumar ter dificuldade de separar esse tempo “organicamente” e quando veem ficam meses e meses sem terem um espaço na agenda para curtirem a sós – o que é muito importante.
Como diria bell hooks, amor é ação e isso exige que a gente tenha responsabilidade e comprometimento.
E aí, gostou da ideia da regra de 2-2-2 para o relacionamento durar?