Como manter um hálito refrescante e evitar o bafinho no Carnaval
Te indicamos o que fazer e não fazer para curtir a festa sem se preocupar com o mau hálito

om a multidão e o calor que faz nos blocos de Carnaval, uma preocupação muito comum dos foliões é o mau cheiro nas axilas – que nós já explicamos aqui na CAPRICHO alguns truques para evitá-lo. Mas tem outro vilão que também preocupa quem vai às ruas curtir a festa: o mau hálito, ou o famoso “bafo”.
Afinal, o Carnaval é um ambiente super propício para beijar na boca e ninguém quer estragar esse momento por conta do cheiro desagradável, né? Preparamos, inclusive, um guia do primeiro beijo no Carnaval, explicando o que e como fazer para se sentir confortável com esse momento. O primeiro passo é justamente garantir um bom hálito.
Para isso, consultamos o dentista José Todescan Júnior, especialista em prótese dental e membro da International Federation of Esthetic Dentistry (IFED), e separamos as principais dicas sobre o tema. Confira!
Como já sabemos, mas nunca é demais reforçar, para garantir um bom hálito é importante garantir uma boa higiene bucal. Usando uma escova macia, que deve ser trocada com regularidade, limpe os dentes com movimentos circulares leves. A quantidade de pasta ideal é a medida equivalente a uma ervilha. Não se esqueça das áreas próximas à gengiva, ok? Passe fio dental, e pode finalizar com enxaguante bucal.
José Todescan reforça que uma das principais causas do mau hálito é a saburra lingual – que é uma placa que deixa a nossa língua branca. Elas é composta pelo acúmulo de bactérias misturado com muco, saliva, células descamadas da boca e restos de alimentos. Por isso, a indicação do dentista é toda vez que fizer a higienização dos dentes também raspar a língua para remover as impurezas.
Beber água tem tudo a ver com o hálito! O motivo? A saliva, além conter a formação da saburra, funciona como um detergente na língua, removendo bactérias e resíduos de alimentos. E ela é composta por 99% de… água! Ou seja, corpo hidratado = boca saudável e sem bafinho. Fique de olho na alimentação: mantenha uma dieta saudável e coma de três em três horas para estimular a salivação.
Ah, e falando em alimentação, evite comer alimentos com gostos muito fortes, como alho e cebola – eles podem te acompanhar durante toda a festa, e isso não é legal, né?
Agora, uma dica simples e de amiga é: para manter um hálito refrescante durante os bloquinhos, leve uma bala ou chiclete de menta no bolso, ou na pochete. Isso vai te salvar!
Se o bafinho persistir, mesmo com todos os cuidados, vale procurar um dentista para saber o que está rolando, viu?