Quando a época das provas chega, os estudos se tornam ainda mais intensos e, muitas vezes, fica difícil lembrar de todo o conteúdo que será exigido nas avaliações. Para ajudar nessa situação, os resumos podem ser uma ótima técnica – e salvação! – na hora de revisar a matéria.
Abaixo, separamos 5 dicas para otimizar o seu resumo e não cair em ciladas, como copiar todas as páginas do livro ou grifar tudo o que vê pela frente.
1.Preste atenção na explicação dos professores
Ficar concentrada durante a aula e acompanhar o que foi falado na explicação ajuda a guiar quais pontos da matéria são mais importantes. Para facilitar ainda mais a revisão, faça anotações e consulte-as para saber os tópicos principais que devem estar no seu resumo.
2.Escreva com as suas próprias palavras
Isso faz toda a diferença na hora de memorizar a matéria. Muitas vezes, é mais fácil gravarmos o conteúdo quando escrevemos da forma com que nós entendemos o assunto e não apenas copiando a explicação do livro.
+ 5 dicas para manter a atenção na aula
3.Teste modelos variados
Cada matéria exige um tipo diferente de conhecimento e, em geral, é mais fácil adaptar o resumo de acordo com cada disciplina. Para biologia, por exemplo, criar esquemas com setas e pequenos desenhos pode ser útil, enquanto para física escrever frases engraçadinhas que ajudam a lembrar as fórmulas pode ser a melhor saída. É claro que na hora de escolher o modelo do resumo, é necessário refletir como você gosta de estudar e o que funciona melhor para você.
4.Leia os textos e marque os pontos principais
Ler a matéria mais de uma vez antes de selecionar o que irá ou não para o resumo é essencial. À primeira vista, tudo parece importante, mas, nas leituras seguintes, fica mais fácil separar o que precisa ou não ser estudado para a prova.
5.Crie tópicos e palavras-chaves
A dica para criar um bom resumo é fazê-lo conciso, porém sem deixar de lado nenhum conteúdo importante. Para isso, crie tópicos e palavras-chaves das matérias estudadas, assim ficará mais fácil recordar pontos essenciais.
Vale lembrar que os resumos são apenas uma ajudinha extra e não substituem o estudo da matéria completa, viu?
Gostou das dicas?