Boa notícia! Os testes preliminares de uma vacina para COVID-19 realizados nos Estados Unidos apresentaram resultados positivos. A Moderna, empresa americana de biotecnologia que está produzindo a vacina, anunciou na última segunda-feira (18/5), os avanços. As oito primeiras pessoas que participaram dos testes apresentaram uma resposta imunológica parecida com as daqueles que se recuperaram da doença. Os anticorpos produzidos pelos voluntários foram testados em laboratório e apresentaram uma boa resposta, impedindo a replicação do vírus.
“A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural”, disse o diretor médico da Moderna, Tal Zaks, em comunicado oficial.
A segunda fase de testes, que recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA) no começo de maio, deve ser iniciada em breve e envolverá 600 pessoas. A terceira está prevista para julho e espera-se que envolva milhares de pessoas.
Se os resultados das próximas fases forem positivos, uma vacina pode sair entre o final do ano e o início de 2021. Sobre a quantidade de doses que estarão disponíveis, Zaks disse: “Estamos fazendo o nosso melhor para conseguir o maior número possível”. Apesar da notícia, mesmo que a vacina saia até o começo do próximo ano, o Brasil corre o risco estar entre os países que receberão a vacina por último.
Depois do anúncio dos resultados, as ações da empresa dispararam em até 30% na segunda-feira, segundo o InfoMoney.