Cuidar da sua saúde mental é a coisa mais importante que você pode fazer

E a gente quer proporcionar ferramentas para isso.

Por Da Redação Atualizado em 9 dez 2022, 12h33 - Publicado em 9 dez 2022, 10h55
tá tudo bem
Capa do projeto “Tá Tudo Bem?”, da CAPRICHO com Instagram e Vita Alere. Kroon/CAPRICHO/Instagram

“Oi, me permite um desabafo?”, “Como você está hoje?”, “Putz, senti uma coisa estranha. Pode falar?”. Essas perguntas são essenciais para cuidar de você e das suas relações – e tudo isso colabora para o amadurecimento de quem somos e da nossa saúde mental. Sim, ela mesma. Esse termo tão falado é muito importante para nós da CAPRICHO e foi tema do projeto editorial “Tá tudo bem?” em parceria com o Instagram e o Instituto Vita Alere.

Queremos cada vez mais conversar com você, nossa leitora, de forma sincera – um papo reto, mesmo – sobre como você está se sentindo. Nesta primeira temporada, nós produzimos Reels, Stories e carrosséis de cards que trouxeram reflexões e dicas práticas sobre como lidar com ansiedade, gestão do tempo, autocuidado e, além de, claro, a tão desejada conexão.

E participações especiais não poderiam faltar. MC Soffia, Duda Pimenta, Bel Moreira e Lorena Eltz, esta última em vídeo que foi ao ar no último dia 2 de dezembro, estiveram com a gente nessa.

Eu sempre tiro um tempo pra mim, preciso ficar sozinha e seguir minha rotina. Nestes momentos eu tento me lembrar de tudo que eu já passei, que foi difícil mas que no fim acabou dando tudo certo. E ter consciência de que a vida vai me lançar desafios sempre, o importante é saber reagir bem a eles”, contou Lorena à CAPRICHO.

Continua após a publicidade

Assista ao vídeo completo aqui:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

É importante saber que está tudo bem não estar bem e que todos passam por momentos de angustia, pressão, medo e tristeza ajuda a entender não estamos sozinhos e que nenhum sofrimento é para sempre. E que existem ferramentas muito poderosas para que você melhore e entenda o que realmente te afeta e como transformar isso.

Continua após a publicidade

Parece difícil? Mas assim como treinamos para praticar um esporte, precisamos cultivar o exercício de aprender que a nossa mente precisa de cuidados. “Falar abertamente sobre saúde mental ajuda a entender, nomear e lidar com sentimentos e situações desafiadoras que acontecem na adolescência”, comenta Karen Scavacini, psicóloga e fundadora do Instituto Vita Alere.

Veja os vídeos anteriores do projeto e baixe os Wallpapers para nunca esquecer de que sua saúde mental é importante.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Continua após a publicidade

Mas olha, um aviso importante: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade das condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade, mas a maioria não é detectada ou tratada. Portanto, aos primeiros sinais de estresse ou desânimo intenso e constante, variação de humor, dificuldade em encontrar a solução de problemas, entre outros pensamentos e sentimentos físicos e emocionais incomuns, procure ajuda médica. O nosso espaço é apenas para uma conversa e não substitui nenhum tratamento, viu?

Publicidade