É claro que ainda faltam alguns meses para a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas tudo indica que a edição de 2019 será bem diferente de qualquer outra. Após o aumento na taxa de inscrição e a falência da gráfica que imprimia as provas, agora é hora da presidência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sofrer mudanças.
O novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, indicou Elmer Vicenzi, delegado da Polícia Federal, para o cargo responsável por estatísticas e avaliações do MEC (Ministério da Educação), como o Enem. O nome de Vicenzi foi confirmado oficialmente pelo Ministério da Educação.
O cargo estava vago após a demissão do antigo presidente, Marcus Vinicius Rodrigues, feita pelo ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez. O afastamento de Marcus aconteceu após a revelação de que a gestão de Jair Bolsonaro não faria mais avaliações para alunos em fase de alfabetização. O ex-ministro desfez a decisão afirmando que a mudança não era de seu conhecimento e demitiu o presidente do Inep. Mais tarde, o próprio Vélez também foi demitido e Abraham Weintraub assumiu a posição de ministro.
Uma das primeiras questões a serem resolvidas pelo novo presidente é a crise gerada pela falência da gráfica que imprimia o Enem, situação na qual o Inep ainda não determinou como será resolvida sem prejudicar a realização da prova deste ano. Também ainda não há informações sobre as possíveis mudanças no Enem 2019 com a chegada do delegado no cargo.