Descobrimos o que estão falando sobre o fim do X/Twitter no Brasil lá fora
Brasileiros no exterior não deixam de comentar a suspensão das contas nacionais com lamento.
epois de oito dias da suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil, uma parte da galera que utilizava a rede migrou para o Bluesky, outras para o Threads e uma parte decidiu não adicionar mais uma rede social a sua rotina. Contudo, a queda do aplicativo em território nacional não foi sinônimo de silêncio sobre a situação lá fora.
Desde a última sexta-feira (30), não é difícil encontrar na rede, pelos usuários no exterior, lamentos sobre a falta dos perfis que tanto movimentavam o aplicativo – em especial partindo de brasileiros em outros países. Júlia Custódio, estudante de jornalismo em intercâmbio na Itália, conta que a queda do X no Brasil é “a única coisa que os brasileiros estão falando no aplicativo basicamente”.
Sem os amigos do Brasil publicando, para ela, o X virou “uma terra de ninguém, até diminui o tempo que passava lá porque não tem mais tanta graça“. A expressão utilizada por ela é justificável tanto pela falta dos amigos, quanto pelo desânimo dos que restaram. “Um lado é porque, realmente, os amigos não estão lá, então perde muito a graça. O outro é porque as pessoas que sobraram falam sobre o mesmo assunto [queda do X] e fica muito repetitivo“, explica.
A falta da presença dos amigos é esperada, mas a saudade do público brasileiro parece ter afetado desde familiares, amigos e até famosos. Ainda no dia 3o de agosto, após a suspensão das contas nacionais, a influenciadora e modelo Mia Khalifa já lamentou a saudade dos brasileiros e, em especial, dos comentários ‘EU KKKKKK’ que ela recebia nas postagens.
Continua após a publicidadePublicado por @vanessa_ngarciaVer no Threads
Também preocupada com a suspensão, no dia seguinte à decisão, a rapper Cardi B publicou no X pedindo para que voltem atrás da decisão. “Esperem, muitas das minhas páginas de fã são brasileiras!!! Volte aqui, espere um pouco”.
Publicado por @vanessa_ngarciaVer no Threads
No exterior, a saída da maioria de contas de brasileiros é motivo de lamúria e também um incentivo para uma rixa antiga. Um usuário português do aplicativo chegou a comentar que, agora, os representantes da língua portuguesa seriam eles, o que foi duramente criticado por perfis brasileiros no exterior, que fizeram questão de mostrar que ainda estavam presentes.
Mesmo assim, o sentimento de ‘mundo vazio’ sentido por Júlia ainda é o que prevalece, e as publicações sobre estar sozinho no aplicativo com outras cinco pessoas são constantes. Oito dias depois do fim do X no Brasil, o cenário que parece ter se instaurado até para brasileiros no exterior é de falta.
O aplicativo perde a graça continuamente e a falta da comunidade se torna cada vez mais consistente. A substituição por outros aplicativos parece ter sido uma solução não só nossa, mas também de uma galera que, lá de fora, ainda quer se integrar. Confira abaixo algumas das publicações do X encaminhadas por Júlia a Capricho.
E você, está sentindo falta do X ou já se adaptou a outro aplicativo?