Todo mundo tem um tipo. Tem pessoas que curtem mais o estilo do Tyler Posey, outras que preferem o Zac Efron, o Jaden Smith, o Luan Santana… E há ainda aquelas pessoas que não tem um gosto tão bem definido assim. (risos) Mas você já deve ter conhecido um certo alguém que apareceu namorando uma pessoa que era exatamente a cópia da(o) ex. Foi até um pouco assustador e, por um momento, você pensou que tivesse rolado um remember. Sabia que existe uma explicação científica para isso?!
De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, intitulado “Consistência e inconsistência entre parceiros românticos ao longo do tempo”, nós temos a tendência de gostar de pessoas que se parecem com nossos(as) ex-namorados(as). O mestre em psicologia Paul Eastwick afirma que muito disso tem a ver com o tal “tipo” de cada um. Mas não é só um lance físico, viu? A personalidade também conta muito!
O estilo de pessoas pelos quais estamos acostumadas a nos envolver é ditado principalmente pelo meio em que vivemos. Ou seja, se gostamos de rolês mais alternativos, de rock e de caras barbudos, consequentemente vamos curtir um tipo mais Jason Momoa. É claro que para toda regra há exceções, mas a pesquisa mostra que essa linha de pensamento é verídica.
Consequentemente, se você curte um estilo específico de pessoa, tende a se apaixonar e buscar candidatos em locais que tenham mais opções desse mesmo tipo. O estudo ainda deixa claro que quando uma pessoa começa a namorar alguém que é da mesma forma que o(a) ex, na aparência e/ou no jeito, não significa que ela ainda goste da outra pessoa. É só uma coincidência curiosa ditada pelo nosso subconsciente. É meio cômodo se envolver com alguém que você já conhece.
Então, da próxima vez que você for julgar o amiguinho por ele estar com um “sósia” do(a) ex, lembre-se de que é cientificamente comprovado que isso pode acontecer com você também. Muahaha!
E aí, qual é o seu ~número~?