O Twitter não vive seu melhor momento, isso é fato. Desde que o bilionário Elon Musk comprou o aplicativo em outubro de 2022, muitas mudanças e polêmicas desagradaram os usuários. Além de demissões em massa, o que não foi legal para a reputação da empresa, a criação do selo de verificação pago e, mais recentemente, a imposição de um limite de visualizações de tweets por dia desgastaram ainda mais a relação com o público.
Diante dessa crise, o que não falta são concorrentes buscando mais espaço. É o caso da Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, que lançará, nesta quinta-feira (6), uma nova rede social para competir com o Twitter: a Threads. O novo aplicativo de conversas de texto poderá ser acessado com o o login do Instagram, mantendo o mesmo username. Os usuários poderão compartilhar textos e incluir fotos nas suas publicações, que terão a opção de curtida, comentário e compartilhamento.
Além da Threads, que ainda será lançada, existem outras alternativas ao Twitter, caso você esteja irritado com as regras de Elon Musk ou se quer se aventurar em outra rede só por diversão. Vem ver!
Bluesky
Assim como o Twitter, o Bluesky permite que os usuários criem conteúdos curtos, chamados de “skeets”, e naveguem por uma linha do tempo contínua. Como o aplicativo ainda em fase de testes, ele só pode ser acessado a partir de um código de convite.
Recentemente, com toda a confusão envolvendo a empresa de Elon Musk, o Bluesky registrou muitos novos cadastros e até precisou suspender temporariamente as inscrições na plataforma para manutenção.
Mastodon
Outro aplicativo que cresceu bastante nos últimos tempos por ser uma alternativa ao Twitter é o Mastodon. Ele também é uma rede social de textos, mas não fica hospedado em um único servidor. Então dá para entrar em diferentes comunidades. Já conhecia esse?
Koo
O Koo App é um microblog indiano, criado em 2020, por Radhakrishna e Mayank Bidawatk. Ele foi um dos aplicativos mais baixados no Brasil em 2022.
Seu funcionamento é semelhante ao do Twitter: o usuário pode postar textos de até 500 caracteres, vídeos e enquetes. Há também uma ferramenta semelhante a dos Trending Topics e é possível curtir, comentar e compartilhar as postagens. A principal diferença é que o Koo permite que o usuário poste em mais de um idioma de uma só vez – e isto foi justamente o que levou os indianos a criarem o aplicativo.
Usa alguma dessas ou outra que não está na lista? Conta pra gente!