ani Rêgo, ‘ex-esposa de Davi, vencedor do BBB24, entrou com pedido judicial pela patente de “calabreso”, por meio do Instituto Maria Preta, do qual é apoiadora desde o início do ano. A solicitação foi feita no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão vinculado ao Ministério da Economia, e segue em avaliação.
Contudo, Mani não é a única que busca a patente da expressão. Desde fevereiro deste ano, o criador do bordão “calma, calabreso”, o humorista Toninho Tornado, também entrou com pedido pela patente legal da palavra. Por intermédio da Non Stop Produções, agência de influenciadores de Kaká Diniz que representa Toninho, o pedido legal da expressão também ainda está em análise e, por este status, Mani também pôde entrar com o pedido.
A viralização da expressão “calma, calabreso” se deu após Davi dizê-la a Buda em uma briga dentro da casa, situação que o brother entendeu como gordofobia. Aqui fora, na época, Toninho, criador do bordão, garantiu que essa não era a intenção da expressão. A repressão da casa contra Davi, naquele momento, garantiu a ele ainda mais apoio do público, já que quase toda a casa acreditou no preconceito da frase.
Depois disso, Mani Rêgo passou a utilizar a expressão em suas postagens de torcida por Davi e também nomeou um lanche de “x-calabreso”, que vende em sua barraca em Salvador. A utilização tanto de “x-calabreso” quanto de “calabreso” são tão presentes nas postagens de Mani que as duas expressões estão em solicitação no site do Inpi.
Após a notícia do pedido de Mani viralizar nas redes, a Non Stop Produções declarou, nos stories do Instagram, que “tomou as providências necessárias para garantir o direito de seu agenciado, realizando apresentação de oposição do registro da marca protocolada pelo Instituto Maria Preta, com os fundamentos fáticos e jurídicos aplicados ao caso”.
Além disso, a agência reforçou o crédito devido a Toninho pela criação do bordão, e não a Davi. “O participante Davi Brito utilizou o bordão em uma de suas discussões, sendo público e notório que o bordão não foi criado pelo integrante do programa e sim replicado conforme o costume de diversos brasileiros”, argumenta.
E aí, o que você acha da polêmica?