Continua após publicidade
Continua após publicidade

Essas atividades vão te ajudar a aproveitar mais o tempo sozinha

Aproveitar um momento à sós ajuda no autoconhecimento e a escapar da loucura do cotidiano

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h33 - Publicado em 24 jul 2024, 20h00
F

icar sozinha te assusta ou te conforta? E não estamos falando de ‘para sempre’, mas sim aproveitar algum momento do dia ou da semana à sós, com sua própria companhia. A cada dia que passa, é mais difícil encontrar pessoas que conseguem e gostam de desfrutar de um tempo sozinhas e os motivos são muitos: insegurança, medo, estímulo constante do celular, solidão, necessidade de aprovação social e por aí vai.

Estar a sós parece muito mais como algo involuntário do que sobre estar em paz e conectado consigo. Pode parecer estranho, mas esses momentos só com você são essenciais para conseguir se ouvir, refletir e se conhecer. Se há companhias, pessoas ou estímulo o tempo todo a sua volta, em que momento você respira fundo e pensa em você?

A grande sacada é entender que quase toda atividade também pode ser feita só com você – e isso não significa que precise ser assim todas as vezes. Ir ao cinema sozinha de vez em quando, por exemplo, é muito bacana, mas você não precisa ir somente sozinha ou negar convites quando surgirem.

Além de todo o benefício de te dar tempo para se reconectar consigo, um tempo sozinha te proporciona independência e autoconfiança, assim como comprova quão capaz você é de fazer as coisas mesmo quando os outros não querem – se você quer ir a um show e nenhum amigo ou familiar quer ir, você deixa de ir por isso?

Continua após a publicidade

Ser independente é bem mais sobre como nos relacionamos com nós mesmos do que sobre fazer ou não algo sozinha. E, não, se sentir confortável com sua própria companhia pode não ser a coisa mais fácil do mundo, e no começo é bem provável que seja estranho, mas, com o tempo, pode se tornar o seu momento de descanso da correria e loucura do mundo.

E não custa nada tentar, não é? Para começar, separamos algumas das nossas atividades preferidas que nos ajudam a aproveitar nossa companhia – sem aquela coisa de ‘senta e olha para o teto’. Confira!

Exercício físico

É clássico, mas funciona – e não precisa ser só academia, tá? Seja sair para correr, praticar yoga, se alongar, dançar, caminhar ou até malhar na academia, este momento pode ser um só seu, em que a concentração está em você e há espaço para reflexões. O importante é se sentir confortável fazendo algo por você, com você;

Artesanato

Já pensou em crochê, tricô, colagens, pinturas, cerâmica ou qualquer tipo de artesanato? Essas atividades são ótimas para quem ainda não está habituada a ficar sozinho porque exigem concentração, ao mesmo tempo que relaxam. Coloque uma música de fundo e aproveite estes momentos!

Continua após a publicidade

Filmes & séries

Esse é fácil e é provável que você já veja varias produções em casa a sós, mas, que tal ir ao cinema sozinho? Ou maratonar em casa algo que você goste? Pode ser uma experiência divertida se contentar e ficar feliz com você mesmo nessas horas;

Cuidar de um journal

Atividades que requerem manutenção quase diária como artesanato ou journal são ainda mais interessantes por te incentivarem a dedicar esse tempo para você por mais dias e tempo. Aqui, já mostramos como o caderno de leitura é uma ótima opção para quem gosta de escrever, além do amado bullet journal.

Autocuidado em casa

Por último, separe um dia na semana ou no mês para ser o dia do autocuidado, com direito a tudo que você quiser: velas aromáticas, máscaras faciais, hidratação no cabelo, muitos cremes e frutas gostosas. Será um momento seu e só para você se aproveitar – não temos dúvida de que será relaxante e tranquilo.

E você, já tentou passar um tempo sozinha?

Publicidade

Publicidade