Foganoli desabafa nas redes sobre depressão e diz que ‘a vida faz sentido’
Após tentativa de suicídio, influenciador falou sobre a batalha para cuidar de sua saúde mental e incentivou outros jovens a também buscarem ajuda

influenciador Gustavo Foganoli, de 23 anos, compartilhou com seus seguidores que ficou afastado das redes sociais por um tempo porque “estava em uma clínica de reabilitação, lutando contra a Depressão Crônica Refratária e as consequências de uma tentativa de suicídio”. Na publicação, ele agradeceu o apoio que teve de pessoas queridas e também incentivou que quem estiver em um momento difícil busque ajuda
“Se esse post chegou até você, espero que ele encontre um cantinho no seu coração. Talvez até na hora certa. A vida faz sentido, sim. Às vezes, só precisamos de tempo, paciência e coragem para reencontrá-lo”, escreveu na legenda. E acrescentou que voltou “mais preparado do que nunca para viver novamente”.
Ele também aproveitou para agradecer todos os amigos que estiveram e cuidaram dele durante esse processo. “Há coisas que devemos escrever na areia e deixar o vento levar, mas quem esteve comigo tem seu nome gravado em pedra, para que não se desfaça a gratidão nem o reconhecimento da sua presença”, afirmou.
Além de incentivar os seguidores a buscarem ajuda, caso estejam em um momento difícil, o influenciador deixou duas indicações de filmes que tratam do tema para ampliar o debate. O filme brasileiro Nise: O Coração da Loucura, que conta a história de uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia nos 1950, e Capitão Fantástico, uma obra sobre autoconhecimento, solidão e pertencimento.
Em um vídeo publicado no TikTok, Foganoli deu mais detalhes sobre a internação na clínica para cuidar da saúde mental. Ele conta que foi uma internação voluntária, ou seja, ele escolheu passar um tempo lá, não foi forçado, e também revelou que a decisão de ficar afastado da internet nesse período também partiu dele.
“Quem passou por uma internação sabe que não é um período fácil, mas em alguns casos é mais do que necessário”, afirma. E aconselha: “então se você está precisando de ajuda, saiba que você tem um lugar onde pode recorrer essa ajuda. Disque 188, existe clínicas voluntárias, uma ajuda você vai encontrar”.
O influenciador diz que decidiu compartilhar sua história para ajudar outras pessoas. “No final das contas, um dos sentidos da minha vida sempre foi ajudar pessoas, isso bem antes da internet. Eu já trabalhava com ações sociais, que é uma coisa que eu sempre gostei de fazer. Por isso, eu decidi compartilhar essa história com vocês”, explica.
“E se tem alguém aí do outro lado da tela pensando em desistir ou acha que a vida não tem mais sentido, desliga o celular, sai para caminhar”, aconselha, e lembra que, sim, a vida faz sentido.
Ninguém precisa sofrer sozinho. Se precisar conversar, ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br, ou se perceber que um amigo está com pensamentos suicidas, você pode acolhê-lo e também indicar o CVV.