Gato Sem Rabo: a livraria que vende apenas obras escritas por mulheres
Livraria independente abriu as portas nesta semana, em São Paulo, e "propõe um recorte de mundo no qual as mulheres estão no centro da literatura"
Já está funcionando em São Paulo, no bairro de Vila Buarque, a livraria independente Gato Sem Rabo, que trabalha apenas com obras escritas por mulheres. A inauguração ocorreu na última quarta-feira, 19.
O nome do estabelecimento faz referência ao ensaio Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf. No livro, a escritora compara a presença feminina na literatura a um gato sem rabo. “É uma homenagem às mulheres que escrevem: animais estranhos e deslocados, que desfalcados de tempo, espaço e legitimidade, tiveram o atrevimento e a coragem de escrever – ou não encontraram outra saída senão essa”, explica a livraria. Apesar de ter sido escrito em 1929, Um Teto Todo Seu ainda é bastante atual, visto que hoje as autoras mulheres somam somente 30% dos livros publicados no Brasil, segundo estudo realizado pela professora Regina Dalcastagnè, da Universidade de Brasília.
A dona da livraria é Johanna Stein, uma ex-modelo catarinense formada em Artes Visuais. Além das estantes lotadas de livros escritos por mulheres, o público também vai poder usufruir de um café e de um espaço para encontros e debates, mas ambos só vão funcionar após a pandemia. Inclusive, no momento, não é possível passear pela livraria, apenas retirar livros no formato take away. Pedidos também estão sendo aceitos via WhatsApp. A entrega é somente na cidade de São Paulo. “A Gato Sem Rabo não existiria se não fosse um sonho comum de muitas leitoras e leitores. Antes de ser uma livraria com escritos de mulheres, é uma jornada de pesquisa e de compromisso com o coletivo, que tenho a sorte de dividir com pessoas incríveis“, agradeceu Johanna nas redes sociais.