Ah, as retrogradações… Aquelas épocas do ano em que os planetas decidem “rebobinar” e nós aqui na Terra ficamos todos atentos. Mercúrio retrógrado se tornou o bode expiatório e leva a culpa por muitos problemas. Mas nem tudo é ruim quando ele acontece, assim como outras retrogradações também devem ter nossa atenção.
Em 2024, teremos sete planetas retrógrados, alguns mais de uma vez, como Mercúrio. Por isso, é bom ficar ligado e anotar as datadas das retrogradações, assim como entender o significado de cada período.
Assim, não é preciso “culpar” nenhum planeta por nada, mas aproveitar o momento e os convites que cada um nós faz!
Calendário Retrogradações 2024
Mercúrio
- 01/04 a 25/04: quase um mês inteiro para ter atenção redobrada às palavras, tralhar a paciência e refletir.
- 05/08 a 28/08: No auge do inverno, Mercúrio volta a testar nossas habilidades de comunicação. Um bom momento para revisões, não para novidades.
- 26/11 a 15/12: Fechando o ano com Mercúrio retrógrado nos lembrando de revisar os planos para o ano seguinte.
Plutão
- 02/05 a 11/10: Plutão entra em cena, pedindo-nos para mergulhar fundo e reconsiderar nossas transformações e renascimentos internos.
Saturno
- 29/06 a 15/11/24: Saturno nos faz refletir sobre responsabilidades, carreiras e limites. Um ótimo período para uma autoavaliação profunda.
Netuno
- 02/07 a 07/12: Netuno retrógrado nos convida a questionar nossos sonhos e alinhamento com nossos verdadeiros desejos. Momento de introspecção.
Júpiter
- 09/10 a 04/02/25: Júpiter nos incentiva a olhar para dentro antes de buscar expansão externa, uma jornada interior significativa nos aguarda.
Urano
- 01/09 a 30/01/25: podemos passar por crises e rupturas. Mas o melhor desse período é avaliar o que desejamos mudar na nossa vida.
Marte
- 06/12 a 24/02/25: Já no final do ano, Marte retrógrado nos pede para reconsiderar como usamos nossa energia e evitarmos conflitos desnecessários.
Agora que você tem todas as datas, o que acha de planejar seu ano pensando nisso? Lembre-se, as retrogradações não são para temer, mas para nos ajudar a refletir, repensar e, quem sabe, nos redirecionar para um caminho ainda melhor.
E se tudo mais falhar, lembre-se da sabedoria de culpar Mercúrio retrógrado – pelo menos, até a próxima retrogradação!