‘Janeiro vegano’: projeto propõe mudança de hábito para iniciar o ano

Criado pela ONG Veganuary, o movimento reuniu mais de 700.000 pessoas no ano passado. Vem saber mais sobre!

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 16h21 - Publicado em 6 jan 2024, 10h00

Ano novo, vida nova e hábitos novos! Já pensou em ficar um mês inteiro sem comer nenhum alimento de origem animal? Essa é a ideia do projeto “janeiro vegano”, criado pela ONG inglesa Veganuary, que propõe uma dieta livre de carnes e alimentos de origem animal durante os 31 dias de janeiro para começar o ano atraindo e se dedicando a um novo hábito. 

O “veganuary”, da união das palavras inglesas vegan + january (vegano + janeiro em inglês), surgiu no Reino Unido em 2004 e, desde então, tem atraído participantes do mundo todo.  Só no ano passado, segundo relatório publicado pelo projeto, 700.000 pessoas do mundo todo se inscreveram para participar, com exceção do Vaticano e da Coreia do Norte, de onde não surgiram inscrições. 

A inscrição é gratuita e, ao realizá-la, você adquire acesso a diversas dicas de receitas veganas, de produtos de mercado e de restaurantes veganos que são parceiros do projeto. Desde sua criação há 10 anos, o “veganuary” tem atraído e incentivado restaurantes e estabelecimentos alimentícios a trazerem opções de produtos veganos ao seu cardápio.

Em 2023, o apoio de Billie Eilish no projeto foi muito importante para chamar atenção ao movimento. No Brasil, outros famosos também são responsáveis por atrair seu público para o “janeiro vegano”, como Xuxa Meneghel, Hana Khalil, Leyllah Diva Black, Valentina Bulc e Emiliano D’Ávila. Xuxa e Hana, além de embaixadoras, também contribuíram para o e-book de receitas disponibiliazado pelo projeto aos participantes – já pensou fazer uma receita que a própria Xuxa faz?!

View this post on Instagram

A post shared by Veganuary Brasil (@veganuarybrasil)

Continua após a publicidade

Mas, é preciso cuidado ao decidir mudar os hábitos de forma tão intensa, principalmente para quem está acostumado a se alimentar com produtos de origem animal todos os dias. O acompanhamento médico e nutricional é muito importante porque, segundo pesquisa feita pela Escola de Biociências da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, em parceria com o Veganuary, a dieta vegana tende a diminuir não só o colesterol, mas também a Vitamina B12, que pode causar anemia.

Cada caso é um caso e algumas pessoas precisam de reposição da vitamina no sangue. Por isso, para evitar qualquer transtorno e passar pelo desafio com sucesso, nossa dica é sempre procurar um especialista!

E você, vai aderir ao “janeiro vegano”?

Publicidade