ue tal ter um date incrível com você mesmo? O hábito de sair e fazer atividades sozinho e se curtir virou tendência da Geração Z, que compartilha a ideia no TikTok e estimula cada vez mais jovens a terem esse momentinho de amor próprio. Essa trend ficou conhecida como ‘solo date’, ou em português, ‘encontro sozinho’.
Ao mesmo tempo em que a nossa galera tem se dedicado em promover conexões e comunidade, como mostramos aqui na CAPRICHO sobre a busca por diferentes clubes para participar, ela também está em busca de novas experiências – inclusive na sua própria companhia – e de explorar o amor próprio de diferentes formas.
É comum, em meio a correria intensa do dia a dia, de trabalho, estudo e mil compromissos extras, acabarmos não reservando um tempo para relaxar, dar atenção para o que estamos sentindo e não escutando nossas próprias necessidades. Ou, às vezes, os amigos estão ocupados e não podem nos acompanhar, mas não queremos perder a oportunidade de se divertir.
Um dos grandes grandes objetivos dessa trend é, justamente, incentivar as pessoas a pararem de esperar que alguém para realizar um atividade ou ir a um lugar legal, que geralmente são associados a casais, como o cinema, ou a grupos de amigos, que é o caso dos shows ou festivais de música. Ter a companhia de alguém pode, sim, ser maravilhoso, mas isso não é uma condição para sair ou ser feliz.
A galera que tem entrado para a trend do ‘solo date’ também mostra que, para ter esse momento seu, não precisa ter planos muito elaborados ou que sejam caros e complicados. Assistir uma série ou um filme que você goste sozinha, só acompanhada por uma boa pipoca e docinho, já pode ser um encontro especial, por exemplo. Mais exemplo disso é tirar um tempo para um dia de spa em casa com um banho premium bem gostoso. Delícia, né?
Outra tendência que os jovens têm aderido e que combina com o ‘solo date’ são os exercícios ao ar livre. Sair para correr ou fazer uma aula de yoga é uma ótima ideia. Há ainda quem prefira cozinhar seu prato preferido e curtir o momento de preparação escutando uma música, por exemplo. Ou que tal usar esse encontro com você para fazer algo pela primeira vez? Experimentar novas vivências e sair da zona de conforto pode ser incrível!
Uma conta de TikTok da gringa, onde o termo começou a ser disseminado, deu uma ideia muito bacana para quem quer começar a ir em encontros sozinha. Faça uma lista ou coloque em um potinho ideias de ‘solo dates’ para consultar ou sortear sempre que precisar de uma sugestão.
@varquidiarosario Done waiting on others to do stuff! I finally created my solo date jar 🥰🦋 excited to try new things! #ideas #solodateideas #selflovejourney #solodate #datingmyself #solodatejar #selfcare #datenight
Assim como, muitas vezes, usamos encontros com interesses amorosos para conhecer a outra pessoa melhore e ver se dá match, no ‘solo date’ é possível se conhecer melhor, entender o que você mais gosta e também deixar de lado algumas ideias equivocadas de que quem sai sozinho é porque não tem amigos ou namorado. Saber curtir sua própria companhia não é sinônimo de solidão e, sim, de autoconhecimento.
E aí, quando vai ter o seu ‘solo date’? Já marca na sua agenda aí!