Não precisa ter grito ou xingamento para uma conversa ser agressiva
Discussão no BBB25 entre Diogo e Aline levantou um debate sobre comunicação passivo-agressiva

ma conversa violenta não é apenas aquela em que há gritos, xingamentos e dedo na cara. A agressividade pode vir por gestos e comportamentos que passam batido, mas escondem manipulação e intimidação. Uma discussão entre Aline e Diogo no BBB25 repercutiu nas redes sociais como um exemplo disso, e muitos internautas criticaram o tom e postura apresentada pelo ator durante conversa.
Em resumo para quem não está acompanhando o programa, Diogo e Aline protagonizaram o primeiro beijo da casa e passaram a ficar de “casalzinho” em mais momentos. Só que o ator acabou puxando Aline e sua dupla para o paredão em uma dinâmica de contragolpe na semana passada – a gente te conta em detalhes aqui sobre o que rolou. Mas o fato é que a decisão do brother não pegou bem e gerou um atrito entre ele e a policial militar.
Em uma conversa na piscina, os dois debatiam a escolha de Diogo de colocar a Aline e Vinicius, com quem ela faz dupla, no paredão. Enquanto a participante tentava explicar ao ator seu ponto de vista, ele interrompia e mantinha o mesmo discurso de que ele não decidiu sozinho. O que incomodou muitos usuários sobre o papo entre os dois, entretanto, não foi o que foi dito, mas a forma que Diogo conduziu a conversa, “cortando” a Aline toda hora e com uma postura vista como intimidadora.
“Ele cortado ela toda hora, o tom de voz vindo forte com os dentes trincados, o olhar crescendo pra cima dela. Aline tem que se afastar logo desse passivo agressivo”, comentou um usuário no X (antigo Twitter).
ele cortado ela toda hora, o tom de voz vindo forte com os dentes trincados, o olhar crescendo pra cima dela, aline tem que se afastar logo desse passivo agressivo e quem defende o diogo é igual a ele #BBB25pic.twitter.com/xfU1gIZJKv
— Logan (@shadesdestefan) February 3, 2025
Como já explicamos na CAPRICHO, esse comportamento passivo-agressivo, descrito pelo internauta, é caracterizado quando sentimentos como raiva, insatisfação, frustração e resistência são expressos de forma indireta, sob uma camada de neutralidade. Nesses casos, é comum que a pessoa se coloque sempre como a injustiçada e use a vitimização a seu favor, mesmo quando seu ato é errado. E, como esses fatores expressados disfarçadamente, existe a impressão entre quem convive com pessoas passivo-agressivas de que elas são manipuladoras.
A psicóloga e psicanalista Luciana Inocêncio explicou à CH neste outro texto aqui que esse tipo de comportamento não é positivo para ninguém e quem o pratica também sofre consequências. “Para quem convive com uma pessoa passivo-agressiva, o comportamento é, muitas vezes, percebido como manipulativo ou frustrante. Para o próprio indivíduo, há um acúmulo de ressentimentos que pode levar a maiores níveis de estresse e à baixa saúde emocional”, disse a especialista.
Mais do que julgar a atitude de Diogo nesse episódio, vale pensar nesse tipo de comportamento e entender as causas, consequências e como evitá-lo, ok? Isso vale para todo mundo!