Continua após publicidade
Continua após publicidade

O que é pet de apoio emocional e quem pode ter um?

Esses animais trazem apoio a pessoas com distúrbios mentais e emocionais e podem suavizar os sintomas em ambientes estressantes

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h59 - Publicado em 8 abr 2024, 15h29
U

m pet traz alegria, renovação e muita emoção para um lar. Mas além de mudar o astral da casa, ele também é capaz de impactar de maneira muito positiva a saúde mental do dono. Por isso, alguns pets são designados como animais de apoio emocional, para auxiliar pessoas com doenças psíquicas e crônicas, como ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, pânico, esquizofrenia, bipolaridade, entre outros.

A atuação dos bichos faz parte da terapia assistida por animais (TAA) – um formato de tratamento que acredita na diferença que os animais podem trazer para o paciente ter uma qualidade de vida melhor. Com o auxílio do animal, o indivíduo consegue, por exemplo, frequentar com mais tranquilidade ambientes públicos, o próprio trabalho ou lugares que o trazem ansiedade ou estresse.

Quem pode ter um animal de suporte emocional?

Qualquer pessoa que tenha o laudo psiquiátrico comprovando o distúrbio mental ou emocional e a necessidade do apoio pode ter um animal de suporte. Já para os bichanos, para serem um animal de suporte emocional, é preciso serem animais dóceis, calmos, carinhosos e de comportamento previsível, e ainda é indicado passar por um treinamento de obediência para conseguirem lidar com as situações mais adversas possíveis.

Continua após a publicidade

O intuito é que, quando o dono estiver em um momento de tensão, estresse ou em crise, o animal possa ser seu suporte, acalmá-lo e tranquilizá-lo, aliviando os sintomas que aparecerem. Por isso, não há algum treino específico: a presença dos bichanos é o mais importante. Segundo pesquisa do G1, existem casos de pacientes com ansiedade paralisante que conseguiram ter uma vida quase normal pelo apoio desses animais.

Com o laudo e o animal cadastrado, ele só precisa ser identificado com coletes de “animal de serviço” para quando estiver trabalhando. Vítima de estresse pós-traumático, cantora Ariana Grande, por exemplo, já compartilhou nas redes imagens de dois de seus cachorros, Myron e Toulouse, com a identificação de “cachorro de serviço”.

Continua após a publicidade

Onde posso ir com meu cachorro de suporte emocional?

Para onde precisar, basicamente! Além de espaços abertos e com movimentação de pessoas, os animais de suporte emocional também podem estar em transportes públicos e aviões. Neste último caso é mais complexo porque cada companhia aérea possui regras e solicita documentos específicos, mas caso você precise viajar com seu animal, não deixe de checar as regras da empresa com antecedência.

E você, já conhecia o animal de suporte emocional?

Publicidade

Publicidade