O recado de Drauzio Varella aos jovens sobre ‘amizade de baixa manutenção’

O médico trouxe uma nova perspectiva sobre o tema e falou da importância de se cercar de pessoas queridas para a saúde

Por Juliana Morales 6 mar 2025, 17h35
U

m vídeo do Dr. Drauzio Varella viralizou recentemente nas redes sociais. De início, pode parecer que o conteúdo dele dessa vez não está relacionado à saúde, como de costume, mas tem tudo a ver. O médico deu sua opinião sincera (e científica) sobre amizade de baixa manutenção, e sua fala repercutiu, colocando o esse assunto considerado polêmico em alta mais uma vez e trazendo uma nova perspectiva para a discussão.

Vale contextualizar que o termo é usado para nomear aquele tipo de amizade em que não há contato diário ou com muita frequência, que os encontros acontecem mais esporadicamente e não demanda tanta atenção. Uma parcela da galera defende que essa dinâmica é muito natural na vida adulta, principalmente, por conta das obrigações profissionais e familiares e da correria do dia a dia. Mas outra parte, incluindo o Dr. Drauzio, discorda plenamente.

No vídeo viral, o médico alerta para o público “não cair nessa de amizade de baixa manutenção”. O ponto dele é que quando deixamos de conversar ou de encontrar nossos amigos, não estamos só prejudicando a vida social, mas também a saúde. Para comprovar seu argumento, ele apresenta uma pesquisa de 2023 feita pela Unicamp, que perguntou para quase 8 mil brasileiros idosos com que frequência eles se sentiam sozinhos. Quase 17% responderam sempre e mais de 30% responderam algumas vezes.

“Mas aí você me diz: eu sou jovem, o que eu tenho a ver com isso? Tem a ver que se você não cultivar suas amizades hoje, pode ser que você também se sinta assim no futuro”, alertou. Ele destaca que os amigos são fundamentais para compartilhar a vida, viver conjuntamente momentos bons e oferecer apoio nos dias ruins. “Sem o suporte de pessoas em quem a gente confia surge sentimentos, como ansiedade, insegurança, medo, que afetam diretamente a saúde mental e a física”, diz.

Continua após a publicidade

No vídeo, o médico lista os prejuízos que a falta de amigos pode causar na saúde a longo prazo, baseado em vários estudos.

  • Com o passar do tempo, solidão pode acelerar o declínio cognitivo e aumentar o risco de demência;
  • O estresse constante contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares e para o sedentarismo, já que a pessoa fica muito tempo ociosa dentro de casa;
  • Até o sono pode ser afetado por causa dos pensamentos incessantes ou da falta de atividades no dia a dia.

Além disso, amigos trazem felicidade

Em 1938, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, começou um estudo com 700 adolescentes para entender o que faz com que as pessoas tenham uma vida saudável e feliz. O “Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto” tornou-se o mais longo estudo científico sobre felicidade da história.

A grande revelação da pesquisa foi como as nossas relações e o quanto somos felizes nelas têm uma grande influência na nossa saúde. As pessoas que têm relacionamentos mais calorosos permanecem fisicamente mais saudáveis ​​à medida que envelhecem.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a solidão e o isolamento são estressante e trazem muitos efeitos negativos, como acontece com quem fuma ou sofre de alcoolismo, de acordo com a pesquisa. Afinal, conversar com outras pessoas ajuda a entender a situação de outra perspectiva, ver que você não é a única com problema, aliviando o estresse.

Mas como manter e fazer amigos na vida adulta?

Dr. Drauzio admite no vídeo que manter e fazer amigos na vida adulta não é uma tarefa fácil, mas há algumas dicas que vale ter em mente desde já, viu, leitor da CH?

“Você vai precisar sair de casa e não ficar só alguém te convidar, mande uma mensagem. Chame aquele seu amigo da escola para um café. Um happy hour com o pessoal do trabalho, ou se você preferir conhecer gente nova, comece um curso, procura uma atividade que te permita encontrar com outras pessoas”, sugere o médico.

E completa: “Coloque a cara a tapa, tem gente que não vai dar abertura mesmo, mas tem outras que vão virar amigos pro resto da vida. E se a timidez for um empecilho muito grande para você, considere a ajuda de um psicólogo”.

Continua após a publicidade

@portaldrauziovarella

Eu ouvi amizade de “baixa manutenção”? 🤨🤚 #amizade #socializacao #longevidade #envelhecimento #drauziovarella

♬ som original – Portal Drauzio

E aí, já falou com seus amigos hoje?

 

Publicidade