Para atriz Bel Moreira, não se depilar é quebrar expectativas e ser livre

A atriz Bel Moreira, de 24 anos, iniciou sua carreira muito novinha e desde então enfrenta a pressão estética em seu meio

Por Bruna Nunes, Isabella Otto Atualizado em 29 out 2024, 18h35 - Publicado em 27 jun 2023, 19h04

Você já se perguntou sobre o porquê se depila? Ou se você opta por não tirar os pelos, por que isso causa tanta indignação em algumas pessoas? A atriz e cantora Bel Moreira, 24 anos, se viu mergulhada nessas questões quando uma simples foto que ela postou nas redes sociais se tornou “um grande evento a ser comentado”. O motivo para tantas críticas? Uma mulher sendo feliz com seus pelinhos na axila. 

“Engraçado, né? A gente está sempre a mercê do que a estrutura social define ser atraente ou não, do que pode e não pode”, refletiu a atriz ao lembrar do episódio. 

Em um papo com a CAPRICHO, Bel contou mais sobre sua experiência após assumir a escolha de não se depilar e como lida com a repercussão, ainda mais sendo uma figura pública.

Quando a depilação virou “obrigatória”? 

Na Idade Média, as mulheres não tinham o costume de se depilar e o ato era até condenado por muitos. Bem diferente dos dias atuais, né? Isso porque o método foi se popularizar lá no século XX, quando, além de estético, se tornou algo relacionado à higiene – o que já sabemos que não é bem assim.

Aqui no Brasil, a depilação é praticamente cultural, tanto que, no mundo todo, é conhecida por ser a mais cavada (aquela tira tudo mesmo). Será que não vale a pena refletirmos sobre o quanto isso interfere na nossa pressão estética? Bel, por exemplo, conta que essa questão era um pesadelo durante sua adolescência. “Meu pelo cresce bastante e cresce rápido na axila. Quando era mais nova, tinha pavor de sair de casa sem estar depilada. Nunca havia pensado sobre como isso me afetava psicologicamente antes“, relembra.

Continua após a publicidade

Hoje, mais velha, Bel percebe que o problema não são seus pelos (ou, pelo menos, não deveria ser), mas sim a normalização do julgamento do corpo alheio, principalmente o feminino. “Acho que nos acostumamos com esse ‘pode ou ‘não pode’ sobre nossos corpos”, diz.  

E na minha percepção, a maioria dos comentários negativos que eu recebi, por exemplo, só repetia o que ouviu em algum outro lugar”, completa Bel, enfatizando como todo esse pensamento é um ciclo repetitivo da sociedade.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bel Moreira (@bel_moreira)

Continua após a publicidade

Depilar ou não também é sobre quebra de expectativas 

No caso de Bel, a sua profissão, que tem muito a ver com a imagem, é mais um agravante para essa pressão. “Já tiveram trabalhos em que a minha depilação era uma exigência. Uma vez já fui chamada de canto por assistentes de produção para “resolver isso antes de entrar no set”, a pedido do diretor”, conta. 

“Ninguém estava se preocupando com a história. Só com o horror que seria imaginar uma mulher adulta com pelos.”

Continua após a publicidade

 

Ela continuou: “se fosse algo relacionado à história ou ao que minha personagem vivia, ninguém precisaria comentar nada comigo. Sei fazer meu trabalho e amo me entregar pelas minhas personagens. Mas nesse caso, não era isso”.

Um dos seus papéis mais conhecidos foi na novela “As Aventuras de Poliana”, interpretando a personagem Raquel. Apesar de ter sido uma fase importante para a sua carreira, muita gente ficou presa nessa imagem. 

Continua após a publicidade

Consequentemente, quando a artista decide “revelar” algumas coisas, como o fato de não se depilar, por exemplo, sente que a queda de expectativas toma proporções maiores. “Sinto que vivo equilibrando o que esperam de mim e o que eu realmente sou. Quero que decidam gostar de mim porque gostam de fato de quem eu sou.“ desabafou.

Que mais mulheres se sintam livres para fazerem suas escolhas!

Publicidade