m termos de inspiração, Rebeca Andrade não deixa faltar. A ginasta olímpica de 25 anos já é medalhista olímpica com ouro e prata, bicampeã mundial e acumula mais de dez medalhas em Copas do Mundo, além de ser uma personalidade ímpar que tem incentivado tantas meninas a acompanharem e a torcerem pela ginástica. Teria como ser ainda mais influente? No caso dela, sim!
Rebeca Andrade foi escolhida, entre nove atletas profissionais ao redor do mundo, para ser uma ‘Role Model’, ou seja, uma inspiração para meninas do mundo todo a persistirem seus sonhos e não desistirem. A escolha de atletas profissionais com excelência em sua área, por exemplo, é intencional para incentivarem meninas a acreditarem em seus potenciais e a seguirem seus sonhos.
Nas redes, Rebeca não escondeu seu entusiasmo e ainda surpresa: “Eu nunca imaginei que um dia poderia ser Barbie!”. A ginasta ainda comemorou como essa homenagem é tão representativa para tantas meninas.
“E mais ainda, o que isso representa para tantas meninas que podem um dia se inspirar na minha história e seguir em frente, sabendo que podem ser o que escolherem ser. Pra mim essa homenagem representa conquista, sonho, um salto de fé”, afirma.
Além de Rebeca Andrade, a tenista Venus Williams, dos Estados Unidos, as futebolistas Christine Sinclair, do Canadá, e Mary Fowler da Austrália, a também ginasta Alexis Moreno, do México, a atleta de paratriatlo Susan Rodriguez, da Espanha, a nadadora Federica Pellegrini, da Itália, e a velocista Ewa Swoboda, da Polônia, também foram escolhidas para se tornarem uma Barbie.
Essa homenagem especial a atletas profissionais de alto nível faz parte da celebração dos 65 anos da Barbie, mas também é uma iniciativa que faz parte de um projeto maior, o Barbie Brecha do Sonho, criado em 2018 com o intuito de ir contra crenças limitantes e estereótipos para impulsionar os potenciais individuais em cada menina.
Por isso, diversas personalidades únicas, em diferentes áreas, ao redor do mundo foram escolhidas, para serem como uma ‘prova viva’ de que cada menina pode ser o que quiser.
Aqui no Brasil, a iniciativa já transformou em Barbie a Maira Gomez, influenciadora Cunhaporanga, a cantora Iza, a surfista Maya Gabeira e a Dra. Jaqueline Goes.