Paulo Souza compartilha a trajetória da companhia de dança-teatro “Farsa”

A Isa, da Galera Capricho, conversou com o diretor da companhia, que compartilhou sobre sua trajetória no teatro

Por Blog da Galera Atualizado em 29 out 2024, 18h49 - Publicado em 2 abr 2023, 10h00
topo Isabella Harumi
Barbara Marcantonio/CAPRICHO

Oii, gente! Tudo bem? Isabella Harumi aqui! Em comemoração ao Dia do Teatro (27 de março), que serve para contemplarmos os nossos grandes artistas e celebramos os talentos nacionais, eu entrevistei o Paulo Souza, de 19 anos. Ele é artista e diretor da companhia de dança-teatro “Farsa”, que fica na cidade de Joinville, Santa Catarina! Bora conhecer um pouquinho mais do trabalho deles?

O começo de tudo

A história da Companhia começou em 2020, durante a pandemia. A Escola Bolshoi fechou, o que levou Paulo à sua cidade natal: Guarulhos/SP, onde estava rolando apenas aulas online. “Foi um período muito ruim. Durante esse tempo eu fiquei desmotivado com a dança e comecei a questionar o que eu gostava. Lembro que pesquisei sobre cinema, me apaixonei por audiovisual e depois isso foi se transformando no teatro!” contou.

No final de 2020, o artista retornou à Joinville e montou um primeiro grupo para colocar em prática algumas ideias que teve durante o isolamento social. Sem muito compromisso, mas com a vontade intrínseca de expor seus sentimentos de alguma forma. “A gente falhou muito, deu super errado. Os ensaios não batiam, as coisas não davam certo e eu congelei essa ideia”, disse.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Paulo Souza (@eupaulosouzza)

Estreia

No início de 2021 a ideia voltou mais forte e era uma prioridade tornar os roteiros escritos em um espetáculo vivo. “Eu entrei em contato com a Casa da Cultura e falei para eles, na cara e na coragem: ‘Tenho essa proposta. Nunca fiz teatro. É a primeira vez, mas eu quero espaço! Vocês me ajudam?’” relembrou Paulo, que ainda contou que tiveram o apoio de uma professora de música do Bolshoi, que também era coordenadora da Casa da Cultura e aí enfim, conseguiram o espaço!

Continua após a publicidade

A primeira peça “Vamos falar de amor, amor?”, um espetáculo de dança-teatro que retrata o amor e seus diversos caminhos, foi estreada em 20 de maio de 2022. Foi um sucesso, e de acordo com o Paulo, maior do que todos esperavam: “Não era nem um teatro, era um auditório com capacidade para 70 pessoas. Tínhamos programado duas sessões e acabamos fazendo mais uma, porque no total apareceram 300. Até o dono da Casa da Cultura ficou chocado com a nossa demanda, porque de início ele não apostou 100%. Ele sempre estava ocupado, mas se precisasse a gente remarcava para semana que vem, para o mês que vem, para o ano que vem! (risos) Fomos muito fiéis à nossa vontade de fazer dar certo.”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Companhia Farsa (@companhiafarsa)

Já na segunda peça, foram 5 passos de uma só vez. Estavam em um teatro com um palco, uma equipe com operadores de luz e som e com uma responsabilidade ainda maior, não só pela evolução técnica, mas também pelos temas que estavam retratando. Sua própria vida sendo a sua maior fonte de inspiração.

Continua após a publicidade

“Aminiótico” surgiu de um período conturbado, e Paulo reflete que o espetáculo foi entregue de forma densa, que deixou o público pensativo: “Muita gente não entende as minhas obras, porque eu gosto muito de trabalhar com o que é não é bonito também. Acho que isso tem muita arte. Quando a gente incomoda algo em alguém.” refletiu.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Companhia Farsa (@companhiafarsa)

Sucesso, público e oportunidades são as três palavras que definem o ano de 2023 para a Companhia Farsa! Agora, com maior estrutura, comprometimento e capacitação, as coisas estão fluindo de maneira que aliviam algumas preocupações que estavam em suas mãos. No mês de março, foram convidados pela Prefeitura de Joinville para o evento “Luzes do Farol” que tem como objetivo unir projetos e instituições com grandes empresas, desenvolvendo um encontro com empresários e grandes nomes da cidade.

Continua após a publicidade

Para o segundo semestre, podemos esperar espetáculos também pelas telas! O desenvolvimento de um filme, para retornar a paixão de Paulo pelo audiovisual e a uma experiência nova para os intérpretes trabalhando em frente às câmeras. Spoiler Alert: com repertórios mais leves, em torno de romance e comédia!

A espera de grandes respostas resume parte da ansiedade de boas notícias que estão por vir! Siga a Companhia Farsa no Instagram (@companhiafarsa) para acompanhar as novidades e se torne um farsante!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Companhia Farsa (@companhiafarsa)

Conheça os intérpretes:

  • Paulo Souza, 19, São Paulo, Ator e Bailarino.
  • Ana Clara, 19 anos, Belo Horizonte, Atriz e Bailarina
  • Tayssa Sousa, 18, Pará, Atriz e Bailarina.
  • Gil Pimentel, 17, Bahia, Ator e Bailarino.
  • Maria Schulz, 18, Joinville, Atriz e Designer.
  • Victor Jaworski, 18, Curitiba, Ator e Bailarino.
Publicidade