O head do Instagram, Adam Mosseri, anunciou o lançamento do Guides, uma nova aba com cara de blog criada pela plataforma. Inicialmente, a rede decidiu disponibilizar o recurso apenas paras algumas contas focadas em saúde mental.
A conta do Instituto Vita Alere, focada na prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, está entre uma das primeiras a ter acesso à nova ferramenta, assim como a American Foundation for Suicide Prevention, nos Estados Unidos, a Sudah Dong, na Indonésia, e a Heads Together, no Reino Unido.
Segundo Mosseri, ela foi idealizada a princípio para ajudar criadores de conteúdo que falam sobre viagens, entretanto, por causa da pandemia de coronavírus, o foco foi alterado provisoriamente.
Fun fact, Guides were originally designed with the travel use case in mind, but we pivoted them to focus on wellness because of the pandemic.
— Adam Mosseri 😷 (@mosseri) May 18, 2020
Neste momento, a forma como a ferramenta está sendo usada é interessante e pode ajudar os usuários a enfrentar o período tão delicado. Assim como a retirada das curtidas, a novidade pode reduzir o impacto nocivo causado na saúde mental pelo ambiente digital.
Todavia, vale ressaltar que o monopólio do Instagram é preocupante. A função tende a ser liberada no futuro para todos. Com isso, o formato blog é abraçado pelo aplicativo, como aconteceu anteriormente com os formatos de concorrentes como Snapchat, com a criação dos Stories, e do Tik Tok, com o lançamento do Reels. O Instagram também virou uma plataforma de compra e venda. Não podemos nos esquecer que a rede segue um algoritmo (que muda com frequência), e se informar e entreter em apenas um lugar pode ser bem perigoso.