Provavelmente você já reparou nos dizeres “#ad”, “#promo” e/ou “#publi” no final da legenda de alguma foto postada por algum digital influencer nas redes sociais. É através desse aviso, que vem estrategicamente no final da oração ou no espaço reservado à localização, que as pessoas contam que aquela postagem é paga. Ou seja, eles estão recebendo dinheiro ou ganhando algum produto em troca de propaganda.
Há muita polêmica a respeito dessa forma de publicidade e muitos se perguntam até que ponto podemos confiar no que está sendo vendido. Como o Instagram virou uma espécie de vitrine digital, a empresa decidiu implementar uma atualização que vai sinalizar de forma mais clara quando rolar um #publipost.
A novidade chegou na última quarta-feira, 14, e aos pouquinhos, fomos notando a mudança em algumas contas gringas. No Brasil, de acordo com o site Meio & Mensagem, o primeiro grande influenciador a usar o recurso será o cantor Wesley Safadão, em parceria com uma marca de bebida alcoólica.
A atualização, porém, não será automática. O usuário precisará habilitar a ferramenta para que assim a parceria seja identificada, indo na aba de “Configurações Avançadas”. Ou seja, o “paid partnership with” é uma versão formal para as hashtags usadas por aí para iniciar uma publicidade. Basta saber se as pessoas vão usar ou não…
E aí, o que achou da nova ferramenta? #Publiposts te incomoda ou não?