Nesta segunda (4), a Oxford University Press, responsável pelo Dicionário de Inglês Oxford, anunciou que “rizz” é a palavra do ano de 2023. O termo, difundido pela geração Z, concorreu com outras sete palavras, entre elas “swiftie” e “bege flag”.
Segundo o próprio dicionário, “rizz” é um substantivo coloquial, definido como “estilo, charme ou atratividade; a capacidade de atrair um parceiro romântico ou sexual”.
Etimologicamente, acredita-se que o termo seja uma forma abreviada da palavra “carisma”, retirada da parte central da palavra, o que é um padrão incomum de formação de palavras. Além disso, ‘rizz’ também pode ser usado como verbo, em frases como ‘to rizz up’, que significa ‘atrair, seduzir ou conversar com uma pessoa’.
De acordo com o dicionário, a escolha de rizz como a palavra do ano é “um exemplo interessante de como a linguagem pode ser formada, moldada e compartilhada dentro das comunidades, antes de ser adotada de forma mais ampla na sociedade”.
“Mostra como as gerações mais jovens têm agora espaços, online ou não, para dominar e definir a linguagem que utilizam. Do ativismo ao namoro e à cultura mais ampla, à medida que a Geração Z passa a ter mais impacto na sociedade, as diferenças de perspectivas e de estilo de vida também se manifestam na linguagem”, diz a nota de anúncio.
Essa palavra bombou nas redes em junho deste ano, quando o ator Tom Holland disse durante entrevista ao Buzzfeed, que “não tem ‘rizz’ nenhum. Eu tenho ‘rizz’ limitado”.
E aí, qual celebridade você acha que tem muito rizz?