Durante a ovulação, que acontece entre o 13º e o 15º dia antes da menstruação, as chances de uma gestação ocorrer são maiores. Mas os espermatozoides podem durar alguns dias dentro do trato genital feminino. Portanto, essa fase do ciclo menstrual em que estamos mais propensas a engravidar é chamada de período fértil.
O pico de fertilidade no ciclo (caso você não faça uso de um método contraceptivo, como a pílula anticoncepcional) está bem no meio da fase lútea e folicular, sendo que a fase lútea corresponde ao período entre a ovulação e o primeiro dia da menstruação.
Os cinco dias antes da ovulação apresentam uma alta no nível do hormônio estrogênio, o que aumenta o risco de uma gravidez, desejada ou não, quando o sexo é feito sem proteção. Só que como o óvulo tem uma vida útil de cerca de 12h, os dois dias depois da ovulação, em média, também apresentam certo risco. Um mais baixo, é verdade, mas pode acontecer. Afinal, estamos falando do corpo humano, né?
Como calcular o período fértil?
Portanto, se você quer ter uma noção de quando será seu período fértil, conte 14 dias a partir do dia que você ficou menstruada – esse 14º dia é o auge do seu período fértil, viu? Os 5 dias anteriores e os 2 dias posteriores a essa data também estão na zona de risco. Mas ó: essa regrinha vale para pessoas com o ciclo de 28 dias (você fica menstruada em um dia e 28 dias depois fica menstruada de novo), muito, muito regular – o que é raro na adolescência.
É por isso que tanto tabelinhas como aplicativos de calendário menstrual, apesar de serem baitas parceiros, apresentam estimativas e não são completamente seguros.
Faça você uso de algum método contraceptivo além da camisinha, preservativo tem que usar sempre! Até porque ele te protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis, não apenas contra uma gravidez indesejada.