Na tarde deste sábado, 9, em Londres, na Inglaterra, a Rainha Elizabeth, de 94 anos, e seu marido, o príncipe Philip, de 99, receberam a 1ª dose da vacina contra a COVID-19. A informação foi dada pelo próprio Palácio de Buckingham.
De acordo com fontes oficiais, a Família Real quis deixar claro que ambos os monarcas, que se encontram no grupo de risco da doença, foram imunizados. Não foi dito, contudo, qual das duas vacinas que estão sendo aplicadas no Reino Unido foi utilizada, se a da Pfizer ou a de Oxford.
Rainha Elizabeth toma vacina contra Covid-19 #CNNpelaVacina pic.twitter.com/GmRIOu1oX5
— CNN Brasil (@CNNBrasil) January 9, 2021
Estima-se que 1,5 milhões de britânicos já tenham recebido a 1ª dose da vacina contra o coronavírus. Atualmente, a Inglaterra se encontra em um novo lockdown.
No Twitter, os usuários reagiram com bom humor à notícia de que a Rainha e seu marido foram vacinados:
Rainha Elizabeth
imunizada, tornando-se assim oficialmente imortal 👑 pic.twitter.com/nBEt4S24xJ— Eu✍️ (@Eu_simplesment) January 9, 2021
🇬🇧 A Rainha Elizabeth II, aos 94 anos, e seu marido, Philip, de 99 anos, foram vacinados contra Covid.
Rumo aos 120 anos!
— Tanguy (@tbaghdadi) January 9, 2021
Até a Rainha Elizabeth tomou a vacina e você aí com frescura🤣🤣💉💉💉
— Mel 😷 (@Meldreams99) January 9, 2021
Gente sera que a vacina pode ter efeitos contrario? a Rainha Elizabeth já é um reptio se ela toma ela vira humana? pic.twitter.com/bOtZpm0s58
— 🌻Bee loves Aya (@witharisgz) January 9, 2021
Agora a rainha Elizabeth e o Príncipe Philip vão ter uma desculpa pra quando virarem lagarto sem querer na frente de alguém pic.twitter.com/SelmWFP1rp
— Alex Claremont-Diaz ♐️ (@WTFMayers) January 9, 2021
Enquanto a monarca faz questão de deixar claro que tomou a vacina – mesmo não informando qual das duas foi usada -, no Brasil, na última sexta-feira, 8, o Palácio do Planalto decretou sigilo de 100 anos da carteira de vacinação de Jair Bolsonaro. Quem deu a informação foi o jornalista Guilherme Amado, da Revista Época. A notícia gerou desconfiança já que, por diversas vezes, o presidente da República disse que não iria se vacinar contra a COVID-19 e até fez campanha contra a vacina chinesa CoronaVac – só que agora ele não quer que ninguém veja sua carteira de vacinação? Suspeito, muito suspeito…