Quando o assunto é camisinha masculina, dúvidas sobre como colocar ou os riscos do material romper são frequentes. As chances dela estourar são pequenas e, quando isso acontece, um dos principais motivos é ter colocado o preservativo de maneira errada. Também é importante estar atenta à data de validade e ao modo de abrir a embalagem. Nada de usar os dentes, combinado?
Mas e se estourar, quais são os riscos? Essa é a pergunta da leitora S.P: “A camisinha estourou, mas ele não gozou. Quais são os riscos?”
Erica Mantelli, ginecologista e obstetra, responde a dúvida:
“Os riscos da camisinha ter saído, até mesmo antes da ejaculação, estão relacionados principalmente a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Sífilis, HPV, herpes, HIV e clamídia são algumas das infecções transmitidas durante relações com penetração. Vale lembrar que as IST’s podem ser contraídas através do contato com mucosas, fluídos corporais e machucados na pele. Por isso, mesmo se você for adepta de algum método contraceptivo, é importante usar preservativo. Caso você não use pílula anticoncepcional e esteja preocupada com a chance de engravidar, é interessante consultar um ginecologista para saber se é preciso tomar a pílula do dia seguinte.”
Tem uma dúvida? Envie para a seção S.O.S Sexo, através do e-mail capricho@abril.com.br 😉