Muitas meninas costumam ter o hímen rompido na primeira relação sexual – e praticamente todas esperam que isso vá acontecer realmente quando elas perderem a virgindade. Mas, você sabia que existem casos em que o hímen não se rompe? Como lidar com isso? Essa é a dúvida da leitora L.P., que enviou a pergunta: “tenho hímen complacente. Como faço para rompê-lo?”.
Quem esclarece a dúvida é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga:
“Oi, L.P.! Hímen complacente é o hímen mais elástico e que tem maior dificuldade de se romper na primeira relação sexual. O ideal seria passar por uma avaliação do ginecologista e ter também a indicação de fisioterapia pélvica. Na grande maioria dos casos, esse tipo de hímen vai se romper espontaneamente conforme outras relações sexuais aconteçam. Pode ser um pouco mais difícil no início, mas depois ele vai acabar se rompendo. Em casos muito específicos, o médico pode indicar algum outro tipo de tratamento, além da fisioterapia. Em casos bem raros, pode ser indicado procedimento cirúrgico. Mas, na grande maioria das vezes, a própria relação sexual, acontecendo mais vezes, consegue romper completamente o hímen.
O hímen complacente também pode causar dor e desconforto durante a relação sexual e, com isso, a mulher pode começar a ter medo e evitar o ato. Por isso, é importante ter a avaliação do ginecologista. Combinado?”
Para conferir outras dúvidas, visite a seção S.O.S. Sexo! Quer participar com a sua pergunta? Envie para capricho@abril.com.br. Sua identidade fica anônima 🙂