Continua após publicidade

#SemNicotina: influenciadores contam o processo de parar de fumar

Nas redes sociais, Foganoli, Fefe e JP. Motta compartilham os desafios de parar de fumar e influenciam a galera a também largar o vício

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h56 - Publicado em 17 abr 2024, 13h15
H

á exatamente uma semana, os influenciadores Foganoli e João Pedro Motta começaram o projeto #SemNicotina para pararem de fumar. A situação dos dois é bem similar a de muitos jovens: começaram a fumar muito novos, na faixa dos 14 aos 15 anos, e hoje enfrentam um vício intenso. Para se ter uma ideia, os dois afirmaram estarem viciados ao ponto de levantarem durante a noite, sem acordar completamente, para fumar um vape e voltar a dormir.

A comercialização de cigarros eletrônicos, os chamados vapes, no Brasil, foi marcada por desinformação e ilusão de que estes dispositivos eram feitos para controlar o vício em cigarro branco, quando, na verdade, o efeito era inverso. O tamanho menor e os cheiros mais atraentes conseguiram enganar por muito tempo os perigos, mas os vapes possuem uma concentração muito maior de nicotina em seus dispositivos e conseguem elevar os níveis do vício.

@foganoli

Vamos juntos! #SemNicotina ❤️‍🔥❤️‍🔥❤️‍🔥 #saude #saudemental

♬ original sound – Foganoli

@jpmota

video muito importante aqui. #SemNicotina

♬ som original – João Pedro Mota

Um estudo do Governo Federal comprovou que, enquanto o cigarro branco tradicional tem no máximo 1 mg de nicotina por cigarro, os eletrônicos chegam até 57 mg de nicotina por ml do líquido presente na embalagem. No Brasil, a comercialização desses produtos é proibida desde 2009.

Desde o dia 01 do projeto #SemNicotina, o influenciador Foganoli tem compartilhado seu dia a dia no processo de parar de fumar e as dificuldades que encontra. No começo, por exemplo, ele mostrou como sofreu alteração de humor, tremedeira, dores de cabeça, tontura e até delírio. Com acompanhamento de um psiquiatra, ele começou a inserir, em sua recuperação, chicletes de nicotina em horários estratégicos para diminuir as reações da dependência.

@foganoli

CHEAMOS NO SEXTO DIA #SemNicotina 🚭🔥 VAMOOOOOOO #saude #saudemental

♬ original sound – Foganoli

Em seu quinto dia #SemNicotina, a influenciadora Fefe Schneider também entrou no projeto após ter uma inflamação na membrana do pulmão e passar por fortes dores e dificuldades de fumar. Fumante há sete anos, Fefe aderiu ao movimento e incentiva outras pessoas a pararem de fumar logo para não chegarem no ponto em que ela chegou.

Continua após a publicidade

@fefe

E deus me forcou a entrar nessa ¯_(ツ)_/¯ fica ai de aviso/sinal #semnicotina @Foganoli #saude #saudemental

♬ som original – Fefe

Apesar das dificuldades do desafio, JP Motta tem se mostrado otimista nas redes e feliz pela decisão tomada. Um dos efeitos dos vapes em sua vida era a impossibilidade de realizar qualquer atividade cardiovascular por não conseguir respirar completamente. Embora saiba que mudanças físicas e de disposição serão mais demoradas, está satisfeito pelo desafio.

@jpmota

atualizações e criticas #SemNicotina

♬ som original – João Pedro Mota

Nas redes, a grande maioria da galera se inspira neles e muitos comentários em seus vídeos são de pessoas que também querem parar de fumar. Vício é um tema sério que envolve muitas questões emocionais e psicológicas, por isso o mais importante é que eles recebam apoio e sejam motivação a continuar. A psicóloga Carolyne Salvador compartilhou um vídeo no TikTok parabenizando os influenciadores pelo projeto principalmente pelo poder de influência deles sendo utilizado em prol da saúde.

@carolynes_

Amando ver a aplicabilidade do modelo transteorico da mudanca na vida real #semnicotina #psicologia #saude @Carolyne Salvador

♬ original sound – Carolyne Salvador

Continua após a publicidade

Por aqui, desejamos muita força para eles! <3

Publicidade