partir do momento em que se inicia a vida sexual, o medo de engravidar é uma realidade comum entre garotas. No mesmo momento, uma série de dúvidas sobre como se prevenir, quais são os riscos reais, o que está sendo feito certo ou errado, adentra suas cabeças. Sim, nós sabemos, afinal, o SOS Sexo recebe regularmente muitos desses questionamentos.
Resolvemos, então, reuni-los aqui neste texto para responder dúvidas que talvez nem foi você que mandou, mas podem ser suas também!
1. A camisinha pode estourar facilmente?
Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga, explicou à CAPRICHO que as chances da camisinha estourar são pequenas, mas pode acontecer, principalmente quando o preservativo é colocado de maneira inadequada, deixando ar na ponta da camisinha.
Ela alerta para nunca abrir a embalagem com a boca ou com tesoura, porque corre o risco de rasgar o preservativo. Cuidado também com a data de validade. Camisinha vencida pode rasgar facilmente! Além disso, é fácil perceber quando ela estoura, principalmente o menino, que vai notar o rasgo, mesmo que pequeno, quando retirá-la do pênis e perceber que, eventualmente, gozou dentro da vagina da menina”.
2. Dá ou não para engravidar ‘apenas de calcinha’?
Para que a gravidez aconteça, é necessário que haja a ejaculação dentro da vagina (penetração) ou, pelo menos, muito perto da entrada dela. Mesmo que você estivesse só de calcinha, ainda assim seria praticamente impossível de engravidar, pois o espermatozoide morre ao entrar em contato direto com o ar. É por isso que engravidar “vestida” não existe.
3. É possível engravidar por causa daquele líquido que sai do pênis, antes do menino ejacular?
A ginecologista especialista em sexualidade Mariana Maldonado explicou à CH em outro texto que, sim, é possível, apesar de esse liquido, que se chama esmegma, ter um quantidade bem menor de espermatozoides, quando comparado ao esperma. Por esses e outros motivos é que o coito interrompido, o conhecido “gozar fora” não é recomendado como método anticoncepcional.
4. Depois de quanto tempo tomando anticoncepcional fico protegida?
A pílula anticoncepcional age inibindo a ovulação, que acontece cerca de 14 dias depois do primeiro dia da menstruação. Então, se você começou a tomar a pílula nos primeiros cinco dias da menstruação, ela já está agindo para aquele mês inteiro, mas, se você começar em outro momento do ciclo, vale a pena esperar o final da cartela para começar a confiar na pílula.
5. O anticoncepcional pode falhar?
Nenhum método contraceptivo é 100% infalível. Se esquecer de tomar uma pílula, siga as orientações da bula do seu anticoncepcional, que normalmente incluem tomar a pílula esquecida assim que se lembrar, mesmo que signifique tomar duas de uma vez. Se permanecer em dúvida, use métodos de barreira, como preservativos, e consulte seu médico.
6. É possível engravidar na troca de pílula anticoncepcional?
Sim. Algumas situações podem diminuir a eficácia da pílula, como, por exemplo, a troca de anticoncepcional. “Se a pílula que você usava, você usava de maneira correta, você pode, sim, fazer a substituição, que isso não vai causar nenhum problema ou haver falha do método”, explica a Dra. Erica. O indicado é que, durante a troca de pílula, o casal use preservativo durante as duas primeiras semanas. A ginecologista aproveita para ressaltar que métodos contraceptivos protegem contra uma gravidez indesejada, mas não contras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
7. Quantos dias de atraso menstrual podem significar gravidez?
A ginecologista Mariana Viza já explicou por aqui que, na teoria, qualquer dia de atraso pode ser sinal de gravidez, principalmente se o seu ciclo menstrual for exato e constante. Mas “a desconfiança fica maior quando a menstruação está atrasada a partir de 14 dias. Leia o texto completo sobre o tema aqui.
8. Existe o risco de engravidar ao transar menstruada?
Embora seja raro é possível sim engravidar durante a menstruação, viu? A possibilidade é pequena porque no período da menstruação ocorre a descamação do endométrio (uma mucosa que recobre o útero e é eliminada em forma de sangue) o que dificulta a implantação do embrião. O momento do mês em que existe maiores chances de engravidar é durante a ovulação, momento do mês em que a mulher fica mais fértil, e ocorre entre o 13º e o 15º antes da próxima menstruação. Apesar da chance ser baixa, é importante tomar cuidado, principalmente mulheres que apresentam o ciclo menstrual irregular, ou que o ciclo tem menos de 28 dias.
Neste outro texto, respondemos outras dúvidas sobre transar menstruada – confira aqui.
9. Quando existe a maior chance de engravidar?
O pico de fertilidade no ciclo (caso você não faça uso de um método contraceptivo, como a pílula anticoncepcional) está bem no meio da fase lútea e folicular, sendo que a fase lútea corresponde ao período entre a ovulação e o primeiro dia da menstruação. Neste outro texto aqui te ensinamos a calcular seu período fértil.
10. A pílula do dia seguinte é confiável?
Em situações de emergência (se a camisinha estourar, por exemplo), a pílula do dia seguinte é, sim, uma boa solução! Mas, atenção, ela não é o método mais seguro e recomendado quando a ideia é realmente evitar qualquer chance de gravidez. A pílula só é capaz de proteger até 90% das vezes. Neste outro texto, reunimos 9 coisas que você precisa saber antes de tomar a pílula do dia seguinte.
Tem mais dúvidas? Mande para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!