Continua após publicidade

SOS Sexo: “É verdade que o anticoncepcional muda o corpo da mulher?”

Anticoncepcional engorda? Ginecologista esclarece tudo sobre os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 16h19 - Publicado em 12 jan 2024, 11h52

Recebemos uma dúvida no SOS Sexo de hoje que é comum surgir na cabeça das mulheres que estão prestes a começar o tratamento com anticoncepcional: “a pílula vai mudar meu corpo?”. Muitas querem saber se o medicamento pode causas ganho de peso ou outros efeitos colaterais. Para esclarecer essa questão, pedimos a ajuda da ginecologista Mariana Viza.

A especialista confirma que é verdade a afirmação de que o anticoncepcional muda o corpo da mulher. Ela ainda reforça: “qualquer método hormonal pode causar alterações no nosso corpo, como acne, um pouquinho de edema ou uma sensação de inchaço”, diz.

Vale explicar que os efeitos colaterais variam de acordo com o tipo de anticoncepcional, mas podem incluir alterações no ciclo menstrual, náuseas, dores de cabeça, sensibilidade mamária e mudanças de humor.

Já falamos aqui no SOS Sexo que o tratamento com pílula anticoncepcional pode afetar também a libido da mulher, uma vez que modifica os níveis de hormônios sexuais femininos, com queda da testosterona e aumento do SHBG (globulina ligadora de hormônios sexuais). Essa alteração pode diminuir a testosterona livre e, como consequência, também interferir na libido, levar a diminuição da lubrificação vaginal e até mesmo a dificultar a chegada ao orgasmo.

É importante observar essas mudanças e avaliar junto com seu médico se os sintomas estão sob controle ou é necessário pensar em outras alternativas. Afinal, existem vários tipos de anticoncepcionais, desde pílulas orais até adesivos, injeções, implantes e dispositivos intrauterinos (DIUs). E, no caso específico das pílulas, temos duas composições: as combinadas, que contêm estrogênio e progestina, e as de progestina apenas.

Continua após a publicidade

É por isso que é muito importante conversar com um ou uma ginecologista para discutir essas possibilidade antes de começar a usar qualquer método, tendo em mente que a escolha do anticoncepcional ideal depende de vários fatores, entre eles a saúde, estilo de vida e preferências pessoais.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade

Publicidade